ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

Como manter a etiqueta no elevador

Algumas regras universais tornam a nossa vida mais leve e o dia a dia menos estressante

Por Larissa Almeida (*) | 15/08/2024 14:40

Em qualquer ambiente compartilhado com outras pessoas existem algumas regras de convivência para facilitar o dia a dia e para o bem-estar universal. Para isso serve a etiqueta, ela “indica” a melhor forma de agir e se comportar nas mais diversas situações, regiões geográficas e outras culturas. E no elevador, por ser um espaço apertado, fechado e normalmente compartilhado por várias pessoas estranhas ao mesmo tempo, não poderia ser diferente.

Já fiz uma coluna aqui falando sobre a bolha imaginária de 50 centímetros de circunferência que todos nós temos ao redor do nosso corpo, e só nos sentimos confortáveis quando as pessoas do nosso círculo íntimo, como familiares e amigos, entram nessa bolha. Quando ela é “invadida” por pessoas que não fazem parte do nosso círculo íntimo, nos sentimos incomodados e intimidados. E no elevador, como os ocupantes costumam invadir a bolha uns dos outros por pura falta de espaço, a atenção deve ser redobrada.

Antes de tudo, sempre que estiver esperando o elevador, aguarde na lateral da porta e não logo de frente, para dar espaço para as pessoas desembarcarem antes de você entrar. E assim que entrar, cumprimente com um “bom dia, boa tarde ou boa noite” quem estiver dentro do elevador e for compartilhá-lo com você. É muito gentil da sua parte, mesmo que a outra pessoa não seja educada o suficiente para responder.

Sempre que possível, segure a porta do elevador para que as outras pessoas entrem e evite ficar segurando o elevador para esperar alguém ou por outro motivo qualquer. Isso é desrespeitoso com as outras pessoas, principalmente se só tiver um elevador. Lembre-se que é um transporte de uso coletivo e você pode estar atrasando alguém.

Evite entrar no elevador se alimentando, porque certamente as pessoas escutarão o som da sua mastigação e sentirão o cheiro da sua comida (e todos nós sabemos o quanto isso pode ser desagradável).

Não escute áudios, ou assista vídeos ou até mesmo fale ao celular (caso o sinal não caia) porque você poderá incomodar as pessoas ao seu lado. Utilize um fone de ouvido ou aguarde o trajeto finalizar para então utilizar o celular. O espaço sonoro das pessoas também precisa ser respeitado.

E se o prédio tiver área de lazer com piscina, jamais utilize o elevador todo molhado ou em trajes de banho. Alguém pode escorregar e cair por conta da poça de água que vai se formar, além de certamente contribuir para sujar todo o espaço que é de uso coletivo.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias