ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 24º

Boa Imagem

O que nunca fazer quando estiver recebendo visitas

Mais importante, é a maneira como seu convidado se sente na sua casa

Por Larissa Almeida | 08/08/2024 16:40

Vi um meme dia desses, nas redes sociais, no qual uma pessoa resolveu começar a limpeza da casa enquanto as visitas ainda estavam terminando o jantar. Parece piada, mas isso acontece na vida real, e como eu sempre digo: “é raro, mas acontece com frequência”. Se existisse um manual universal do bom anfitrião, nele certamente estaria escrito que é no topo da lista de importância está deixar os convidados à vontade, fazer com que as pessoas sintam bem enquanto estiverem na sua casa. Portanto, separei aqui algumas dicas imprescindíveis para que você receba bem quem vai te visitar, seja para tomar um café, seja para um almoço ou jantar.

Ahh, e se você for a visita, jamais apareça de surpresa na casa dos outros. É falta de educação e você pode atrapalhar as atividades que a outra pessoa planejou fazer naquele momento. O que vou falar aqui vale para quando o anfitrião convida outras pessoas para irem até a sua casa.

  1. Planeje com antecedência o que você pretende fazer. O que vai servir de comida, de bebida, se colocará uma música, se terá algum tipo de jogo ou entretenimento, dê uma organizada na sua casa antes, enfim, pense em tudo o que gostaria de fazer para receber seu convidado ou seus convidados. Se deixar para a última hora, pode correr o risco de ter que ficar cozinhando ou organizando as coisas enquanto recebe, e isso certamente vai deixar os seus convidados desconfortáveis, ou querendo te ajudar.
  2. Jamais inicie a limpeza da sua casa enquanto estiver com os convidados em casa. Claro que se caiu um copo de água no chão é preciso limpar, mas nada de pegar a vassoura e começar a varrer, ou ir para a cozinha lavar a louça, ou começar a guardar os objetos no lugar. Agindo assim, parece que você quer que seu convidado ajude ou que ele vá embora o mais rápido possível.
  3. Não fique mexendo no celular ou focado em outra coisa que não envolva seus convidados. Isso certamente os deixaria constrangidos e com a sensação de que estão incomodando.
  4. Não peça para que seus convidados te ajudem na limpeza da casa após a festa. Pedir isso a eles pareceria que eles estão sendo cobrados de alguma maneira pelo convite de ir até a sua casa.
  5. Se precisar de ajuda para custear a festa, ou a limpeza, é preciso que você combine antes com as pessoas que irão até a sua casa. Uma festa na qual todos dividem as despesas pode ser perfeitamente organizada antes, para que as pessoas possam decidir participar ou não, e te digam como poderão contribuir.  Nunca peque seus convidados de surpresa cobrando algo deles de última hora, isso é totalmente indelicado e certamente vai criar um clima bem ruim em um momento que deveria ser de alegria e descontração.

Mais importante que preparar uma refeição luxuosa, saber onde e como usar os talheres, contratar uma equipe profissional e todo o resto que talvez uma recepção exija, é receber as pessoas com um sorriso no rosto, com simpatia, educação, cuidado, e deixá-las à vontade para curtir este momento com você.

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial. Siga no Instagram @vistavoce_.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias