ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 22º

Educação e Tecnologia

Melhor ensino público em anos iniciais de MS está em Água Clara

Campo Grande ocupa a 35ª posição, com nota total de 5,3

Por Kamila Alcântara | 15/08/2024 15:12
Melhor ensino público em anos iniciais de MS está em Água Clara
Aluno da Rede Municipal de Ensino de Água Clara quando recebeu os kit de material escolar, no ano passado (Foto: Divulgação Prefeitura)

Dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, Água Clara apresentou a melhor nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para os anos iniciais do Ensino Fundamental, que corresponde do 1° ao 5° ano, com 6,7. O Índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Em segundo e terceiro lugar estão as cidades de Angélica e Nova Andradina, ambas com 6,5. Sonora aparece na sequência, com 6,3, e Taquarussu com 6,2. Já a média 6 foi pontuada pelos municípios de Amambai, Anaurilândia, Costa Rica, Glória de Dourados, Inocência, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas. Fechando, assim, as 12 melhores notas na avaliação para os anos iniciais.

Já Campo Grande chegou na pontuação 5,3 e ficou na 35ª posição. É o mesmo resultado que as cidades de Batayporã, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba e Paranhos.

A nota mais baixa no ensino público, nos anos iniciais, foi do município de Bodoquena, com seu resultado de 3,9. Foi a única cidade abaixo de 4.

Esse período da educação básica foi o com melhor resultado, pois quando avaliado o total global, Mato Grosso do Sul superou o número de 2021 no ensino público, em que a meta era 5,0 e marcou 5,3. A avaliação para o ensino privado e estadual nessa faixa também está acima do esperado.

O Ideb é o principal condutor de política pública em prol da qualidade da educação. Em todo Brasil, a média 6 só foi alcançada exatamente pelo ensino dos anos iniciais. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quarta-feira (14) e podem ser acessados na íntegra clicando aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias