ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Educação e Tecnologia

MS não alcança meta do Ensino Médio e fica em 16° no ranking da Educação

Melhores resultados vieram dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Por Kamila Alcântara | 14/08/2024 15:31
MS não alcança meta do Ensino Médio e fica em 16° no ranking da Educação
Movimentação de alunos em escola estadual de ensino médio, na Capital em 2023 (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Ensino Médio da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul não atingiu a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para o último ano, o 3º, conforme dados divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta quarta-feira (14). A nota 3,8 coloca o Estado na 16ª posição no ranking da qualidade da educação, onde a meta era 4,7.

Composto por informações referentes à aprovação dos estudantes e às médias de desempenho nas avaliações. Desde 2007 o Ideb estipulou metas a serem atingidas por cada estado brasileiro. As escolas particulares do Estado também não chegaram à meta de 7,2, registrando nota de 5,9.

Especialistas e até o MEC defendem que os resultados foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino.

Também foram avaliados os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, separados por escolas públicas, estaduais e particulares. Nos anos iniciais, destaca-se a rede pública, que superou a meta de 5,0 e registrou 5,3. Privado e estadual chegaram bem perto, com 7,3 e 5,4 respectivamente.

Nacionalmente - Apenas os estados de Goiás, Pernambuco e Piauí bateram a meta para o Ensino Médio público. Já os melhores resultados ficaram com Goiás (4,8), Espírito Santo (4,7) e Paraná (4,7). Mato Grosso do Sul ficou na 16ª posição, com a mesma nota que Santa Catarina.

O pior resultado, com pontuação de 3,2, foi no Rio Grande do Norte.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias