ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Educação e Tecnologia

Olhe para cima: Lua se junta a raro fenômeno de conjunção com quatro planetas

Fileira celestial chega ao ápice do alinhamento neste domingo formando um lindo quinteto no céu do Leste

Gabriela Couto | 24/04/2022 09:55
Exemplo de conjunção no céu que ocorreu no ano passado entre Vênus (abaixo), Marte, logo acima da lua e Júpiter (topo). (Foto: Alan Dyer/Getty Images)
Exemplo de conjunção no céu que ocorreu no ano passado entre Vênus (abaixo), Marte, logo acima da lua e Júpiter (topo). (Foto: Alan Dyer/Getty Images)

Uma conjunção rara entre quatro planetas ganha um ingrediente ainda mais especial neste domingo (24): a Lua. E não precisa nem de telescópio para ver esse encontro celestial, que só acontecerá novamente em novembro de 2040.

Basta olhar para cima, a olho nu mesmo, para enxergar Vênus, Marte, Júpiter, Lua e Saturno alinhados no céu. O melhor disso é que será uma Lua Minguante, ou seja, seu brilho não deve atrapalhar muito os demais astros.

O ideal é encontrar um lugar com horizonte livre de obstáculos e olhar ao Leste (na direção do Sol nascente). Desde que as condições de visualização sejam boas, você poderá distinguir todos os quatro planetas alinhados em uma fileira celestial, embora, como alguns apontaram, a proximidade de Júpiter com o horizonte possa dificultar um pouco a visualização.

Saturno, Marte e Vênus estão se agrupando desde o final de março, mas Júpiter se juntou a festa a partir de abril. Hoje à noite será o ponto máximo do encontro do quinteto. Quem tiver de telescópio conseguirá enxergar também Netuno, na mesma linha. Outra boa dica para assistir ao fenômeno é olhar o céu 45 minutos antes do nascer do sol.

O encontro vai durar até o dia 29 de de abril, quando o satélite se afasta novamente. Por volta do dia 30, Vênus e Júpiter deverão se aproximar, em uma aparente rota de colisão, até começarem a se afastar.

Nos siga no Google Notícias