ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Hoje tem eclipse solar, mas nuvens acabam com a chance de ver em MS

É o último evento do tipo previsto em 2020, mas máximo de visualização seria de 31% em Tacuru, caso o tempo não estivesse fechado

Marta Ferreira | 14/12/2020 10:53
Hoje tem eclipse solar, mas nuvens acabam com a chance de ver em MS
Foto de eclipse de 2017, no céu do Paraná, mostra como fica o sol quando ocorre esse fenômeno. (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)

A semana começa eclipse solar, previsto para o fim desta manhã, mas em Mato Grosso do Sul a visibilidade é pouco provável. Além do tempo nublado, a região não está inclusa entre as que terão o fenômeno mais aparente, com o sol parcialmente encoberto pela lua.

O conselheiro do clube de astronomia Carl Sagan da Casa de Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Renan Aryel, explica que, no evento de hoje, um quarto do sol será encoberto.

Ficará como o boneco do Pac-Man, mas em outro ângulo”, compara. Dessa vez, o clube não fará atividades, em razão da possibilidade baixa de ver o sol encoberto pela lua.

Os pontos mais privilegiados no Brasil são ao sul do país, como na cidade de Porto Alegre. Na América Latina o eclipse será total para a Argentina e o Chile.

Em Mato Grosso do Sul, as cidades no extremo-sul terão maior visibilidade.

Tacuru terá o maior percentual: 31% do sol “atrás da lua”. Em Dourados, esse índice será de 28%. Em Campo Grande, que fica na região central, o percentual previsto é de 20% em relação ao encobrimento do sol.

O eclipse tem previsão de começar as 11h24 e durar até às 13h51, ou seja, pouco mais de 2h20. O ponto máximo está previsto para as 12h39.

 Como ver? -Testemunhar eclipse solar requer cuidados para não prejudicar a visão. Para começar, não se pode observar o evento diretamente.

Pode se usar óculos especiais ou máscara de soldador. Conforme sites especializados, também podem ser usados telescópios, binóculos e câmeras, mas apenas se estiverem com filtros adequados na objetiva ou abertura, que permitam ser direcionados ao sol.

Não pode – Não use óculos de sol convencionais, chapas de raio-X ou negativos de filmes, métodos que podem causar danos permanentes à visão.

No site da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, uma transmissão ao vivo está sendo feita sobre o fenômeno.

Nos siga no Google Notícias