Conheça os vencedores do concurso Miss e Mister Indígena 2025
Maria Eduarda e Júnior São estudantes e Moram na Aldeia Jaguapiru
Na noite deste sábado (26), Dourados elegeu os novos representantes do concurso Miss e Mister Indígena. Em uma noite de resistência, 20 jovens das etnias Terena, Guarani e Kaiowá subiram ao palco para enaltecer a cultura e beleza indígena de Mato Grosso do Sul.
Eleito mister indígena, Júnior Sanches tem 23 anos, é da etnia Kaiowá e mora na Aldeia Jaguapiru. Em um vídeo gravado primeiro na língua materna e depois em português, o jovem acadêmico de matemática comemorou a vitória.
"Estou muito feliz em poder representar nossa comunidade, nossa juventude e mostrar nossa cultura e riqueza na nossa reserva indígena para todos", declarou.
A miss, a estudante Maia Eduarda Cabreira, de 18 anos, também mora na Aldeia Jaguapiru e é da etnia Terena. Com o título, a jovem disse que espera ser voz para todo o povo indígena.
"Estou muito feliz, muito grata com o apoio de todo mundo e espero representar a todas as etnias e dar muito orgulho. Quero poder levar nossas problemáticas e ter poder de fala sobre a nossa reserva indígena", afirmou.
Durante a noite, os finalistas desfilam com trajes típicos e sociais, acompanhados de apresentações culturais que mostram a força das expressões artísticas dos povos originários.
A programação continua na próxima terça-feira, dia 30, com o webinário “Vozes Indígenas: Juventude, Cultura e Resistência no Século XXI”, promovido pela Fiocruz MS. O debate será transmitido ao vivo pelo canal da instituição no YouTube, às 19h, e vai reunir pesquisadoras e lideranças indígenas para discutir os desafios da juventude originária no Brasil de hoje.
Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens: