ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino começa com procura de 250 pais

Atendimento também pode ser feito de forma remota ou virtual pelo site e telefones da Central de Matrículas

Por Clara Farias | 11/11/2024 11:49
Pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino começa com procura de 250 pais
Central de Matrículas fica localizada ao lado da Escola Estadual Hércules Maymone (Foto: Marcos Maluf)

A manhã desta segunda-feira (11) foi de alta procura na Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino. Cerca de 250 pais e responsáveis procuraram a central, de forma presencial, para tentar garantir vaga nas escolas mais concorridas. Foram ofertadas 210 mil vagas, disponíveis em 348 unidades escolares de todo Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Central de Matrículas da Rede Estadual de Ensino registrou alta procura no início do período de pré-matrícula, com cerca de 250 pais buscando vagas para seus filhos em escolas concorridas. Para o próximo ano, 62% das escolas estaduais oferecerão Ensino Integral, com a disponibilização de 12 mil novas vagas no Ensino Fundamental. As pré-matrículas podem ser realizadas presencialmente ou virtualmente, e a renovação de matrícula para alunos já matriculados também se inicia, garantindo a continuidade na mesma escola mediante a assinatura do requerimento de matrícula.

O bombeiro militar, Victor Gonçalves Porto, de 25 anos, foi um dos que procuraram a central logo no primeiro dia de pré-matricula. Ele contou ao Campo Grande News que é lotado em Aquidauana, mas mora na Capital, e tenta vaga para o filho de 1 ano e 6 meses na Cei (Centro de Educação Infantil) do Parque dos Poderes. "Como sei que lá é bem concorrido, cheguei do serviço e já viemos direto", explicou.

Pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino começa com procura de 250 pais
Magno foi pessoalmente fazer a pré-matrícula da filha (Foto: Marcos Maluf)

Outro pai que foi presencialmente tentar a pré-matrícula foi Magno Santos, de 51 anos. Apesar de trabalhar próximo da Cei do Parque dos Poderes, e ser servidor público do executivo, não conseguiu a vaga. "A unidade em que trabalho fica a 200 metros do Parque dos Poderes, e falaram que eu não tenho direito a matricular minha filha. Não sei o que vou fazer agora, meu salário é muito pouco para eu colocar na escola particular", contou ele.

Conforme o coordenador de Matrículas da SED (Secretaria Estadual de Educação), Alciley Lopes, 45, o período de pré-matrícula, para alunos novos e da Rede Estadual que desejam mudar de escola, vai até o dia 8 de janeiro de 2025. Hoje também inicia a fase de renovação da matrícula daqueles que já são estudantes da rede e desejam permanecer na mesma escola.

Pré-matrícula na Rede Estadual de Ensino começa com procura de 250 pais
Coordenador de Matrículas da Sed, Alciley Lopes, em entrevista ao Campo Grande News (Foto: Marcos Maluf)

Para o ano que vem, 62% das escolas estaduais ofertarão o ensino integral, três a mais do que a quantidade ofertada em 2024. "A oferta do tempo integral é do fundamental ao ensino médio. Isso ocorre através do programa MS Ativo, que é um programa onde as prefeituras oficializam a necessidade de planejar de forma articulado com a rede estadual para poder atender a educação infantil", explicou o coordenador.

Segundo ele, prefeituras do interior já mostraram interesse nas vagas ofertadas pela rede e serão disponibilizadas 12 mil novas vagas no ensino fundamental I e II para 2024.

A pré-matrícula pode ser feita presencialmente na escola estadual mais próxima da casa do estudante ou Central de Matrículas, na Rua Joaquim Murtinho 2.612, ao lado da Escola Estadual Hércules Maymone. O atendimento também pode ser feito de forma virtual e remota, pelo site www.matricula-digital.ms.gov.br, pelo telefone 3314-1212 ou 0800 647 0028.

A renovação da matrícula, que vai do dia 11 a 20 de novembro, pode ser feita de forma digital por meio do painel do estudante, ou presencialmente na escola estadual mais próxima da casa do aluno. Conforme o coordenador, o que garante a renovação é a assinatura do requerimento de matrícula.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias