Riedel volta a ‘dar aula’, só que desta vez sobre política para alunos estaduais
Governador foi sabatinado por estudantes de Paranhos, durante visita ao receptivo do Parque do Prosa
Um dos momentos que o governador Eduardo Riedel (PSDB) mais gosta de fazer durante sua administração é visitar escolas e ter contato com os estudantes. Desta vez, ele pôde relembrar os tempos de professor de biologia, só que na função de governador e foi sabatinado pelos alunos do 3° ano do ensino médio, da Escola Estadual Santiago Benites, de Paranhos.
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O projeto pedagógico 'Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania' foi implementado na Escola Estadual Santiago Benites, envolvendo alunos em atividades que ampliaram seu conhecimento sobre política e cidadania. Durante uma visita ao Parque dos Poderes, os estudantes interagiram com o governador Eduardo Riedel, que enfatizou a importância da política na construção de uma sociedade melhor. Alunos relataram mudanças significativas em sua compreensão sobre direitos e deveres, destacando a necessidade de uma visão mais ampla da política, além da perspectiva partidária, promovendo um engajamento cívico mais consciente e ativo entre os jovens.
Os alunos participam do projeto pedagógico escolar 'Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania'. Eles viajaram 464 km para visitar o Parque dos Poderes, em Campo Grande, nesta terça-feira (19) e foram presenteados com uma aula sobre política, com o chefe do Executivo, no receptivo do Parque do Prosa. O local está sendo utilizado como sede administrativa, enquanto a governadoria passa por reforma.
“Nós temos que olhar a política sob a perspectiva de que há um espaço para construir uma sociedade melhor. Vocês são alunos de uma escola estadual, quem financia vocês é o contribuinte, as pessoas que pagam seus impostos, não é o governo. Foi a política que conseguiu trazer muitas coisas boas”, disse o governador durante a conversa com os alunos.
A professora de Sociologia Adriana Bronzim, responsável pelo projeto concluído com a visita ao governador e na Assembleia Legislativa, explicou que a ação surgiu a partir da observação do currículo da disciplina para o terceiro trimestre.
“Trouxe muito a questão do que é Estado e do que é política. Pensando nisso, eu tive a ideia de trabalhar de uma forma diversificada, mais dinâmica, em que pudesse ampliar muito mais o conhecimento dos alunos sobre a política. E também mudar a forma que eles pensam ou lidam com a política”, acrescentou.
A aluna Júlia Gabriella Brisqueleal, 17 anos, aprovou a iniciativa. “Foi muito bom, porque explorou uma parte da política que a gente não tem contato. Enquanto jovens, tudo o que a gente vê sobre política é o que os nossos pais falam e o que a gente vê na internet. Muitas vezes a gente acaba se mantendo muito presos a esses conceitos, somos influenciados a pensar na política de maneira errada, apenas como um ato que acontece a cada dois anos”.
Estudante do período noturno, Anny Karolainy de Oliveira, de 17 anos, acredita que a forma como o conteúdo foi conduzido ajudou muitos alunos e compreenderem melhor seus direitos e deveres.
“Eu estudo à noite, com produtores rurais, pessoas que trabalham durante o dia, indígenas. E muitos não conhecem seu poder como cidadãos, seus direitos. Tanto eu como o pessoal da minha turma, da minha escola, aprendemos sobre formas de governo, legislação e o que é verdadeira política”, ressaltou.
O diretor da EE Santiago Benites, Hélio José dos Santos, também pontuou sobre a importância do envolvimento dos alunos com o projeto, que será mantido no próximo ano letivo. “Com certeza, esse projeto vai ter continuação na escola, porque a gente entende que dessa forma ampliamos o conhecimento do aluno como cidadão, para que possa correr atrás dos seus direitos e, enfim, melhorar o conhecimento e melhorar a comunidade local, onde se vive. E tornar o aluno realmente um protagonista, um cidadão consciente de que a política faz parte da nossa vida, da sociedade, e que a gente precisa ter essa consciência”.
O projeto pedagógico escolar 'Educação política, o preparo do cidadão para o pleno exercício da cidadania', foi desenvolvido durante o 3º bimestre do ano letivo. O tema integra a organização curricular de Mato Grosso do Sul e trabalha com os estudantes o conhecimento sobre as formas de governo, o Estado e o que é cidadania.
“Hoje, desde o momento que nós chegamos aqui (em Campo Grande), já fizemos a visita também na Assembleia, e durante as aulas que nós tivemos, pude observar essa mudança neles, na forma de pensar, de agir, de ver a política de uma forma diferente, não só aquela política partidária, mas uma política mais social, cidadã, igualitária”, explicou a professora Adriana Bronzim.
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