Liberada, vacina contra gripe estará disponível em igreja no domingo
Exceção são bebês com menos de seis meses, que ainda não podem ser vacinados contra a doença
A vacinação contra a gripe será liberada para toda a população de Campo Grande, com exceção a bebês menores de seis meses, a partir deste domingo (27). O único ponto que vai vacinar no primeiro dia de liberação será montado dentro da sede principal da Igreja Universal na Capital. O local fica na Avenida Mato Grosso, 921, no Centro.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Campo Grande libera vacinação contra gripe para todos, exceto bebês menores de seis meses, a partir deste domingo. A baixa procura entre grupos de risco e a alta demanda por atendimento de síndromes respiratórias motivaram a decisão. No domingo, a vacinação ocorrerá na Igreja Universal, localizada na Avenida Mato Grosso, 921, Centro, das 9h às 14h, sem intervalo. A campanha teve início em março, com 200 mil doses disponibilizadas. Além da vacina, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C no mesmo local e horário, com orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde.
O atendimento será entre as 9h e 14h. Não haverá intervalo.
A medida foi anunciada neste sábado (26) e é uma decisão da prefeitura diante da baixa procura por vacinação entre os grupos vulneráveis – crianças, idosos e gestantes principalmente – e da superlotação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e falta de leitos em hospitais para tratar síndromes respiratórias, especialmente entre crianças.
A campanha de vacinação contra a influenza, vírus que causa a gripe, foi iniciada em 27 de março em Campo Grande. O início foi antecipado em relação a outras capitais devido à circulação precoce do vírus.
Foram disponibilizadas 200 mil doses da vacina em Campo Grande, parte delas no início da campanha e outra parte em novas remessas recebidas da Secretaria Estadual de Saúde.
Testes de IST - Também na Igreja Universal, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai disponibilizar testes gratuitos para HIV, sífilis e hepatites B e C no domingo.
Os testados irão receber orientações sobre prevenção combinada, uso de preservativos e cuidados contínuos com a saúde.
Segundo a pasta, os atendimentos são sigilosos e contam com acompanhamento e encaminhamento, quando necessário.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.