UFMS abre inscrições de oficina gratuita de música e desenho para crianças
Aulas ocorrerão às quintas-feiras, às 17h30, na Cidade Universitária, na Capital
Estão abertas as inscrições para o projeto “Primeiros tons – Práticas Comunais Artísticas” voltado para crianças de 4 e 5 anos, desenvolvido em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. As aulas gratuitas de desenho e música ocorrerão às quintas-feiras, às 17h30, na Cidade Universitária, em Campo Grande.
As inscrições para as 30 vagas estarão disponíveis até sexta-feira (9), das 16h às 19h, no Bloco 22, no curso de Música, onde as atividades serão realizadas. Os responsáveis devem apresentar documentos de identificação próprios e da criança, preenchendo um formulário no local.
O projeto, composto por 10 encontros programados de março a maio, propõe atividades de musicalização infantil, incluindo canto coletivo e uso de instrumentos musicais, conduzidas pela professora e coordenadora do projeto, Mariana Stocchero, com o suporte de um bolsista. Paralelamente, haverá oficinas de desenho, explorando diversos materiais artísticos, ministradas por uma bolsista de Artes Visuais.
A seleção para as vagas ocorrerá por ordem de chegada e haverá uma lista de espera. A designação para as aulas de desenho ou música será feita aleatoriamente após a inscrição.
Segundo Mariana Stocchero, professora e coordenadora do projeto, esta é uma oportunidade singular para as crianças explorarem diversas formas de expressão artística com uma abordagem lúdica e investigativa. "Elas serão guiadas por atividades que promovem tanto seu crescimento artístico quanto seu bem-estar, desfrutando de momentos prazerosos em grupo", destacou.
Estudo - O estudo tem como objetivo desenvolver uma ferramenta de avaliação do sentimento de pertencimento em crianças pequenas por meio dos mecanismos psicológicos presentes no fazer musical coletivo.
As crianças serão divididas em dois grupos: enquanto um grupo participará ativamente da música, o segundo terá acesso passivo às mesmas canções enquanto se envolvem em atividades de desenho.
A pesquisadora Mariana Stocchero enfatiza que compreender aspectos da saúde mental de crianças pequenas por meio da música contribui para avançar nas discussões teóricas da área e legitima a arte como um direito na vida das crianças. "O fazer musical contribui para o desenvolvimento global da criança, estimulando aspectos cognitivos, sociais e psicológicos. Compreender o sentimento de pertencimento é crucial para promover atividades que contribuam com o desenvolvimento psicológico saudável das crianças", ressaltou.
A parceria com a Universidade de Harvard surgiu durante o pós-doutorado de William Teixeira da UFMS em 2022/2023. Na ocasião, o docente conheceu o professor Mayron Pereira Piccolo Ribeiro, também brasileiro e atuante em Harvard na área de Psicologia.
Além da coordenadora Mariana e dos professores William e Mayron, participam do estudo docentes do polo da Universidade Federal do ABC, coordenado pela professora Patrícia Vanzella, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado pela professora Suelen Galdino.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.