Pesquisadores da UFMS e Harvard irão ofertar oficinas artísticas para crianças
As inscrições para as 30 vagas estarão abertas de 5 a 9 de fevereiro, das 16h às 19h, na Cidade Universitária
Pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lançam neste primeiro semestre de 2024 o projeto de pesquisa "Primeiros tons – Práticas comunais artísticas para crianças de 4 e 5 anos", que ofertará oficinas de desenho e música gratuitas para crianças, com aulas às quintas-feiras, às 17h30, na Cidade Universitária.
As inscrições para as 30 vagas estarão abertas de 5 a 9 de fevereiro, das 16h às 19h, no bloco 22, no curso de Música, onde as atividades serão realizadas. Os responsáveis devem apresentar documentos de identificação próprios e da criança, preenchendo um formulário no local.
O projeto, com 10 encontros programados de março a maio, propõe atividades de musicalização infantil, incluindo canto coletivo e uso de instrumentos musicais, conduzidas pela professora e coordenadora do projeto, Mariana Stocchero, com o suporte de um bolsista. Paralelamente, oficinas de desenho, explorando diversos materiais artísticos, serão ministradas por uma bolsista de Artes Visuais.
A seleção para as vagas será por ordem de chegada e contará com uma lista de espera. A designação para as aulas de desenho ou música será feita aleatoriamente após a inscrição.
Segundo Mariana Stocchero, professora e coordenadora do projeto, esta é uma oportunidade única para as crianças experimentarem diversas formas de expressão artística com uma abordagem lúdica e investigativa. "Elas serão conduzidas por atividades que promovem tanto seu crescimento artístico quanto seu bem-estar, desfrutando de momentos prazerosos junto ao grupo", destacou.
Estudo - O estudo visa desenvolver uma ferramenta de avaliação do sentimento de pertencimento em crianças pequenas, por meio dos mecanismos psicológicos presentes no fazer musical coletivo.
As crianças serão divididas em dois grupos: enquanto um grupo atuará ativamente com a música, o segundo terá acesso às mesmas canções, de forma passiva, enquanto participam das atividades de desenho.
A pesquisadora Mariana Stocchero destaca que entender aspectos da saúde mental de crianças pequenas por meio da música contribui para avançar nas discussões teóricas da área e legitima a arte como um direito na vida das crianças.
"O fazer musical contribui para o desenvolvimento global da criança, estimulando aspectos cognitivos, sociais e psicológicos. Compreender o sentimento de pertencimento é crucial para promover atividades que contribuam com o desenvolvimento psicológico saudável das crianças", ressaltou.
Parceria - A parceria com a Universidade de Harvard surgiu durante o pós-doutorado de William Teixeira da UFMS em 2022/2023. Na ocasião, o docente conheceu o professor Mayron Pereira Piccolo Ribeiro, que também é brasileiro e atua em Harvard na área de Psicologia.
Além da coordenadora Mariana e dos professores William e Mayron, participam do estudo docentes do polo da Universidade Federal do ABC, coordenado pela professora Patrícia Vanzella, e da Universidade Estadual de Ponta Grossa, coordenado pela professora Suelen Galdino.
Para obter mais informações sobre o projeto e as aulas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail comusebrasil@gmail.com.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.