ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  07    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

UFMS aceitará ingresso de atletas de alto rendimento sem realizar provas

Para 2024, 103 vagas serão para estudantes que participaram de competições esportivas de nível olímpico

Por Mylena Fraiha | 27/12/2023 15:59
Atleta universitário no arremesso de peso da modalidade atletismo no Parque Ayrton Senna (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)
Atleta universitário no arremesso de peso da modalidade atletismo no Parque Ayrton Senna (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

A partir de 2024, a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) abrirá vagas de graduação para candidatos que se destacaram em competições esportivas de alto nível, como os Jogos Olímpicos, Paraolímpicos ou Universitários Brasileiros, nos últimos três anos. Esta é a primeira vez que uma universidade brasileira aceita este modelo de ingresso.

Serão disponibilizadas 103 vagas para estudantes que participaram desses eventos esportivos. As inscrições estão em andamento e permanecerão abertas até o dia 29 de janeiro.

Ao contrário dos vestibulares convencionais, o processo seletivo para atletas de alto rendimento dispensa a realização de provas. A avaliação dos candidatos será fundamentada no reconhecimento do desempenho em competições esportivas.

São elegíveis para participar do processo seletivo os candidatos que tenham concluído ou estejam prestes a concluir o Ensino Médio até a data programada para a matrícula na UFMS.

Cada curso disponibilizará uma vaga para atletas com comprovação de participação e desempenho reconhecido. Das 103 vagas oferecidas, 51 serão destinadas à ampla concorrência, enquanto as outras 52 serão reservadas para ações afirmativas, contemplando candidatos autodeclarados pretos ou pardos, indígenas, quilombolas, com deficiência, e aqueles com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo, que tenham concluído integralmente o ensino médio em escola pública.

A divulgação do resultado final e a convocação para matrícula estão programadas para o dia 7 de fevereiro. O início das aulas está marcado para o dia 4 de março. Para obter mais informações, os interessados podem acessar o site oficial da UFMS, por meio deste link.

Incentivo - Em outubro deste ano, o reitor da UFMS, Marcelo Turine, havia anunciado esta nova modalidade de ingresso. Segundo ele, a intenção é fortalecer o esporte na universidade e em Mato Grosso do Sul.

"Nossa proposta é fortalecer o esporte na UFMS e em Mato Grosso do Sul. Para isso, temos que ter bons esportistas. Então, vamos colocar vagas para os estudantes do Brasil inteiro que queiram estudar em Mato Grosso do Sul. É uma nova maneira de ingressar na Universidade, para incentivar a participação na ciência, ensino e esporte”, comenta Marcelo Turine.

Já o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-reitoria de Graduação, Anderson Viçoso de Araújo, aponta a inovação do processo seletivo e comenta que é a primeira vez que uma universidade brasileira oferece esta modalidade de ingresso em cursos de graduação.

"Este é um processo seletivo inovador, sendo o primeiro no seu segmento no Brasil nas universidades públicas. Sabemos da dificuldade que um esportista de alto rendimento tem em se preparar para vestibulares tradicionais, e essa iniciativa visa proporcionar acesso a cursos de graduação de qualidade para esses talentosos atletas."

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias