UFMS oficializa corte e Sisu só valerá para cursos de inverno em 2021
Nem toda a mobilização de alunos nas redes sociais garantiu o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) como forma de ingresso na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) no início de 2021.
Em votação na manhã desta sexta-feira, o Conselho Universitário aprovou a suspensão desse critério para o primeiro semestre do próximo ano, com 80% das vagas destinadas ao vestibular e 20% ao Passe (Programa de Avaliação Seriada Seletiva), que avalia o desempenho dos estudantes durante o Ensino Médio.
Mas uma alteração na proposta original assegurou o retorno do Sisu no Vestibular de Inverno da UFMS, para os cursos com ingresso do meio do ano. Assim, o Enem volta a contar no segundo semestre, com a seguinte divisão: 40% vestibular, 40% Sisu e 20% Passe.
Estudantes de escolas públicas de Campo Grande reagiram ontem após comunicado divulgado pela UFMS informando o fim da disponibilização de vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada. A #FicaSisunaUFMS alcançou o 5º lugar nos assuntos mais comentados do Twitter Brasil.
A justificativa da UFMS é a pandemia. A instituição argumenta que a medida é apenas emergencial, em decorrência do adiamento das provas do ENEM e consequente atraso na liberação dos resultados pelo Sisu em 2021, "A adoção do Sisu para o primeiro semestre de 2021 acarretará início do semestre letivo somente em junho/2021, atraso ou inexistência de formaturas e prejuízo a normalidade", justificou sobre o provável prejuízo para 22 mil acadêmicos.