UFMS recebe R$ 600 mil para elaborar plano de desenvolvimento da fronteira
Universidade vai identificar as demandas e as potencialidades regionais para construir a carteira de projetos
A Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) firmou parceria e repassou R$ 600 mil para a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a elaborar um um plano de desenvolvimento da Faixa de Fronteira do Centro-Oeste.
Com o recurso, a universidade irá identificar as demandas e as potencialidades regionais para construir a carteira de projetos estratégicos visando melhorar a vida da população dos municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, além de fortalecer relações com outros estados e países vizinhos, como a Bolívia e o Paraguai.
“A parceria se mostra uma importante ferramenta no direcionamento de esforços dos governos estaduais para redução das desigualdades econômicas e sociais e a geração de emprego e renda”, salientou o Superintendente da Sudeco, Nelson Fraga.
O trabalho será feito em 7 eixos estratégicos: segurança pública, saúde, educação, infraestrutura e logística, desenvolvimento econômico, turismo e meio ambiente.
“Temos que ter um olhar específico para a nossa fronteira, o projeto que estamos fazendo é transversal de movimento econômico, mas vai ter também um olhar para a saúde para a tecnologia, a integração econômica, integração cultural e questão de sanidade animal. Então o objetivo é de fazer um diagnóstico e ter uma carteira de projetos para o Centro-Oeste", reforçou Jaime Verruck, titular da Semagro (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul), que intermediou a parceria.