Em enquete, 89% concordam com validade da CNH por 10 anos
Câmara concluiu votação com alterações no Código de Trânsito Brasileiro, agora projeto irá para sanção do presidente
Entre as mudanças previstas no Código de Trânsito Brasileiro aprovadas na Câmara está a ampliação do prazo máximo de validade da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O texto prevê que a renovação a cada cinco anos passe para 10, medida aplicada para quem é menor de 50 anos.
Em enquete realizada pelo Campo Grande News nesta quarta-feira (23), 89% dos leitores concordam com aumento da validade da CNH para 10 anos.
Parte da maioria, Sara Higa, de 28 anos, diz que concorda com a alteração devido a facilidade. “Acho que não tem necessidade de a cada cinco anos renovar, 10 parece um bom tempo. Também vamos economizar com essa medida”, explica.
Ponderando, Geisa Souza, de 37 anos, acredita que a mudança poderá trazer pontos negativos e positivos. “A parte sobre facilitar é certa, mas talvez seja ruim para algumas pessoas que sofram alguma doença ou algo do tipo”.
Contra os 10 anos, Guilherme Gomes, de 24 anos, conta que tem exemplos ruins do que poderia acontecer na família. “Tenho um tio que teve problema na visão antes de precisar renovar, mas continua dirigindo porque diz que a CNH está em dia”, conta.
Para Guilherme, uma década é muito tempo e levaria situações parecidas em alto número, gerando maior possibilidade de acidentes. “A pessoa acha que não vai acontecer nada, até que o pior vem”.
Agora, o projeto segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). De acordo com o texto, motoristas profissionais serão enquadrados na regra geral, em que a CNH terá validade de dez anos para quem é menor de 50 anos; cinco anos para quem tem idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 anos e de três anos para condutores com idade igual ou superior a 70 anos.