ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 23º

Enquetes

Maioria diz que não costuma descartar lixo eletrônico corretamente

Campo Grande possui cinco Ecopontos, em diferentes bairros, para que população faça o descarte adequado

Guilherme Correia | 08/11/2021 07:29
Maioria diz que não costuma descartar lixo eletrônico corretamente
Um dos Ecopontos em Campo Grande, situado no Jardim Panamá, recebe lixo eletrônico e outros resíduos. (Foto: Henrique Kawaminami)

A maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News afirma que não fazem o descarte correto de objetos eletrônicos em pontos específicos para a coleta desse tipo de material. Cerca de 64% das respostas são dos que não realizam essa prática, enquanto os demais 36% afirmam que o fazem.

A leitora Fran Santos opina que os locais preparados para essa prática deveriam estar em vários lugares da cidade, enquanto o Guigo Barbosa acha que o responsável por esse procedimento deveria ser a concessionária de coleta de lixo. Por fim, o Marcelo Eugênio de Arruda diz que entende pouco do assunto: "queria entender como funciona, parece que eles fazem um monte de exigências para descartar as coisas".

Um projeto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) visa ir até as casas das pessoas e realizar a busca de tais materiais.

Maioria diz que não costuma descartar lixo eletrônico corretamente

Descarte - O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos e pode ser, além de computadores e celulares, qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria.

Tanto os equipamentos quanto as baterias possuem substâncias que se jogadas no lixo e enviadas a aterros sanitários podem produzir danos ao meio ambiente.

Serviço - Campo Grande possui cinco Ecopontos, que são áreas destinadas para disposição temporária regular para pequenos geradores. É um local de entrega voluntária e gratuita que recebe resíduos recicláveis, tais como metal, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos de construções, demolições e pequenas reformas, mobílias, sucatas e madeiras e árvores ou galhos de podas.

Cada usuário tem de respeitar o limite de descarte de um metro cúbico. O local fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, e são das seguintes localidades (confira também ao final, mapa elaborado pela Semadur):

  • Ecoponto Panamá - Rua Sagarana com Av. Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá.
  • Ecoponto Noroeste - Rua Piraputanga esquina com a Rua Guarulhos, no Bairro Jardim Noroeste.
  • Ecoponto Nova Lima - Rua Pacajus, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, Bairro Vida Nova.
  • Ecoponto União - Avenida Roseiras, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
  • Ecoponto Moreninha - Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes.

Nos siga no Google Notícias