Maioria diz que não costuma descartar lixo eletrônico corretamente
Campo Grande possui cinco Ecopontos, em diferentes bairros, para que população faça o descarte adequado
A maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News afirma que não fazem o descarte correto de objetos eletrônicos em pontos específicos para a coleta desse tipo de material. Cerca de 64% das respostas são dos que não realizam essa prática, enquanto os demais 36% afirmam que o fazem.
A leitora Fran Santos opina que os locais preparados para essa prática deveriam estar em vários lugares da cidade, enquanto o Guigo Barbosa acha que o responsável por esse procedimento deveria ser a concessionária de coleta de lixo. Por fim, o Marcelo Eugênio de Arruda diz que entende pouco do assunto: "queria entender como funciona, parece que eles fazem um monte de exigências para descartar as coisas".
Um projeto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) visa ir até as casas das pessoas e realizar a busca de tais materiais.
Descarte - O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos e pode ser, além de computadores e celulares, qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.
Também inclui aparelhos menores, como furadeiras, panelas elétricas, mixer, processador de alimentos, purificador de água, secador de cabelo, ventiladores e liquidificadores, além de qualquer tipo de pilha ou bateria.
Tanto os equipamentos quanto as baterias possuem substâncias que se jogadas no lixo e enviadas a aterros sanitários podem produzir danos ao meio ambiente.
Serviço - Campo Grande possui cinco Ecopontos, que são áreas destinadas para disposição temporária regular para pequenos geradores. É um local de entrega voluntária e gratuita que recebe resíduos recicláveis, tais como metal, plástico, vidro, papel e papelão, além de resíduos de construções, demolições e pequenas reformas, mobílias, sucatas e madeiras e árvores ou galhos de podas.
Cada usuário tem de respeitar o limite de descarte de um metro cúbico. O local fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h, e são das seguintes localidades (confira também ao final, mapa elaborado pela Semadur):
- Ecoponto Panamá - Rua Sagarana com Av. Prof. José Barbosa Hugo Rodrigues, no Jardim Panamá.
- Ecoponto Noroeste - Rua Piraputanga esquina com a Rua Guarulhos, no Bairro Jardim Noroeste.
- Ecoponto Nova Lima - Rua Pacajus, cruzamento com a Rua Galdino Afonso Vilela, Bairro Vida Nova.
- Ecoponto União - Avenida Roseiras, esquina com a Rua Carmem Bazzano Pedra, no Bairro União.
- Ecoponto Moreninha - Rua Copaíba entre as ruas Antônio Davi Macedo e Amado Nogueira Moraes.