Taxa de juros pode subir mais 1 ponto percentual em março
Ata do Copom sinaliza novo aumento dos juros para conter inflação
A taxa básica de juros, também conhecida como Selic, deve subir um ponto percentual em março, segundo a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta terça-feira (4). Na reunião da semana passada, o Copom elevou a Selic para 13,25% ao ano, o que deixou mais caros empréstimos, financiamentos e até parcelamentos.
De acordo com o documento, o comitê do Banco Central avalia que a inflação de curto prazo segue pressionada, principalmente pelo aumento nos preços dos alimentos. Caso esse cenário persista, a inflação deve permanecer acima da meta pelos próximos seis meses.
A justificativa do Copom ao reajuste foi descrita como necessária para alinhar a inflação ao centro da meta. A ata destaca que a alta nos preços dos alimentos decorre, entre outros fatores, da estiagem do último ano e do aumento dos preços das carnes, afetado pelo ciclo pecuário.
O comitê também observa que a valorização do dólar tem pressionado os preços dos bens industrializados, sugerindo novas altas nos próximos meses. O impacto da inflação de serviços segue acima do nível compatível com a meta, impulsionado pelo crescimento do consumo das famílias e pelo aquecimento do mercado de trabalho e de crédito.
O controle da inflação exige uma política econômica contracionista e que a inflação acumulada em 12 meses deve seguir acima do limite de tolerância da meta pelos próximos seis meses. Caso isso se confirme, a meta será considerada descumprida segundo as novas regras do regime de metas de inflação, que estabelece um objetivo de 3% ao ano, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.
No cenário externo, o comitê aponta desafios relacionados à política econômica dos Estados Unidos, que podem impactar os fluxos de capital para mercados emergentes.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.