Maioria dos leitores diz que redução do IPVA não vai fazer diferença no bolso
Apenas 34% dos participantes da enquete relataram que a diminuição será “um alívio”
Na última semana, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou que haverá redução do IPVA (Imposto sobre a Propriedade e Veículos Automotores). Por isso, o Campo Grande News questionou se a diminuição da alíquota do imposto irá fazer diferença no bolso dos leitores.
Do total, apenas 34% disseram que a redução de 0,5% será “um alívio”, enquanto 66% apontaram que a mudança não terá efeitos em sua realidade. Conforme divulgado pelo governo, o objetivo é que os donos de veículos não sejam castigados pela hiperinflação nacional.
O valor do tributo é calculado a partir do valor venal do veículo. Nesse sentido, a alíquota passará de 3,5% para 3% em carros de passeio, enquanto ônibus e caminhões passarão de 2% para 1,5%. Motocicletas continuam com 2%, enquanto caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos seguem isentos durante o primeiro ano.
Para Matheus Ferrario, a redução não terá diferença, já que o valor de todos carros aumentou em virtude da diminuição de produção. “No mínimo, vai ficar no zero a zero”, comenta. No mesmo sentido, Ricardo Mayeda explica que há uma supervalorização dos carros usados, fazendo com que os preços continuem nas alturas.