Maioria nunca recorreu à Justiça para garantir direitos enquanto consumidor
Votação foi acirrada e quase a outra metade, no entanto, diz que já tentou entrar com recursos
Maioria dos leitores que responderam enquete do Campo Grande News, cerca de 51%, afirmam que nunca recorreram ao Poder Judiciário para garantir o direito enquanto consumidor. Os outros 49%, conforme resultado da votação, dizem que já o fizeram.
Hoje, dia 15 de março, está marcado o Dia do Consumidor, mas até sexta-feira ocorre a Semana do Consumidor, onde diversas empresas oferecem descontos, promoções e cupons para impulsionar as vendas e oferecer melhores preços para os consumidores.
No Brasil, o CDC (Código de Defesa do Consumidor) estabelece normas de proteção e defesa do consumidor, de ordem pública e interesse social. Sua origem remonta à Constituição Federal do Brasil, de 1988, a qual estabeleceu definitivamente a defesa do consumidor como direito e garantia fundamental do cidadão.
A leitora Maria de Lourdes Neres Noleto diz que já buscou recorrer, mas para ela, "não resolve nada". A Eliane Fernandes também acha que "não poderão me ajudar".
A leitora Reh Oliveira relata que entrou com ação contra uma marca de eletrodomésticos, por conta da troca de um produto, e que conseguiu êxito. "Eles não queriam trocar um liquidificador que deu defeito após dois meses de uso. Ganhei a restituição do valor e um valor por danos, é demorado, mas vale a pena."