Para 52%, pequenas ações fazem diferença no combate as mudanças climáticas
Cada indivíduo estimula a mudança identificando áreas onde pode reduzir emissões de carbono

Várias ações podem ser realizadas no combate a crise climática e a maioria dos leitores, 52%, que respondeu a enquete de ontem (26), acredita que as pequenas mudanças individuais fazem a diferença. Enquanto 28% votaram "Talvez, mas o impacto é mínimo", 21% responderam que apenas grandes empresas e governos podem mudar algo.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A maioria dos leitores do Campo Grande News acredita que pequenas ações individuais são eficazes no combate às mudanças climáticas, conforme enquete realizada. Enquanto 28% consideram o impacto mínimo, 21% acreditam que apenas grandes empresas e governos podem efetuar mudanças significativas. O ano passado foi o mais quente em 175 anos, com Mato Grosso do Sul liderando o calor no Brasil em 2025. A iniciativa Carbon Free propõe ações individuais para reduzir emissões de carbono, destacando a importância dos 6Rs: Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar e Repassar. A conscientização e a mudança de hábitos são essenciais no combate às mudanças climáticas.
Há um consenso científico sobre o impacto das ações humanas nas mudanças climáticas. Entretanto, há quem desacredita das comprovações científicas. "As mudanças climáticas são produzidas pela própria terra", comentou um leitor nas redes sociais do Jornal.
Ano passado foi o ano mais quente dos últimos 175 anos, com uma temperatura média global 1,55°C acima dos níveis pré-industriais, de acordo com o Relatório Estado do Clima Global 2024, elaborado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e outras agências da ONU.
Campo Grande ficou 2,2°C mais quente em 60 anos, conforme uma análise feito com dados do inmet (Instituto Nacional de Meteorologia em 2024), não é apenas impressão. Mato Grosso do Sul até agora lidera o ranking do calor de 2025 no Brasil, tem previstas temperaturas mais altas que o normal até e abril.
A enquete realizada 2 de janeiro de 2024, após nove ondas de calor em 2023, apontou que 57% dos leitores repensou a rotina em virtude as condições climáticas. Enquanto outros 43% responderam que não.
Cada um pode desempenhar seu papel no combate as mudanças climáticas, as práticas por ações sustentáveis não são de responsabilidades exclusiva do setor corporativo. A iniciativa brasileira, Carbon Free, apresenta um plano de ação individual para avaliar o estilo de vida e reduzir as emissões de carbono.
Rever os hábitos de consumo é um meio para reduzir a pegada de carbono pessoal, além da adoção de práticas sustentáveis, relembrando os 6Rs ensinados nas escolas (Repensar, Reduzir, Recusar, Reutilizar, Reciclar e Repassar) que podem ser aplicados em todas as áreas da nossa vida. Aprender sobre esses impactos e aumentar a conscientização também influencia no combate.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.