Você acha que as queimadas terão o mesmo impacto de 2020?
Autoridades têm feito algumas medidas para evitar que esses incêndios aconteçam
Enquete desta segunda-feira (12) pergunta aos leitores se acreditam que as queimadas no Pantanal deverão ser tão críticas como foram no ano passado, ou se o cenário poderá vir a ser um pouco melhor.
A situação pode não ser tão ruim pela consciência das pessoas e pelo planejamento que autoridades têm feito para coibir essas práticas, mas também há quem acredite que não há como controlar a situação.
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) identificou 333 fazendas potencialmente vulneráveis a incêndios neste ano, seja pela alta incidência de biomassa (vegetação seca que pode pagar fogo com facilidade) quanto por pequenos focos de incêndio já registrados.
O próprio órgão tem atuado na orientação de fazendeiros locais, para que tomem medidas preventivas contra o fogo. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar já está realizando uma série de trabalhos, com brigadistas, no combate a esses incêndios.
Vale lembrar que o MPMS já havia elaborado relatório, no qual apontava que maioria dessas ocorrências tiveram início a partir da ação humana em propriedades rurais no bioma pantaneiro.