Você concorda com a extinção do dinheiro em espécie no Brasil?
Responda ao fim desta matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas redes sociais
Você é a favor ou contra a extinção do dinheiro em espécie no Brasil? Dois projetos de lei sobre o tema tramitam na Câmara dos Deputados, um contrário e um favorável. Na enquete desta segunda-feira (14), o Campo Grande News quer ouvir a sua opinião.
Responda ao fim desta matéria ou na capa do portal e deixe seu comentário nas redes sociais do jornal. A enquete não tem caráter científico e visa apenas saber a opinião dos leitores sobre temas do dia a dia.
O PL (Projeto de Lei) 4068/2020, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT/MG) determina a extinção do papel-moeda no País. A proposta é proibir a produção, circulação e uso de notas e moedas.
A justificativa é que a tecnologia já proporciona as condições para pagamentos sem a necessidade de dinheiro em espécie, além de que a informatização do sistema financeiro iria dificultar os golpes e lavagem de dinheiro.
Por outro lado, o PL 3341/2024 visa proibir a extinção do papel moeda em substituição à moeda digital. A proposta é da deputada Julia Zanatta (PL/SC). O projeto estabelece que o Banco Central do Brasil deverá garantir a disponibilidade do papel-moeda, independentemente da implementação de novas tecnologias financeiras.
No texto, a deputada reconhece a importância da modernização, mas justifica que um sistema financeiro exclusivamente digital pode ser usado como ferramenta de controle e supressão de liberdades individuais pelo governo.
Ambos os projetos de lei tramitam na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, mas ainda não foram pautados para votação. Deixe sua opinião na enquete abaixo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.