Você conhece alguém que ainda se recusa a tomar vacina contra covid?
Quase 300 mil sul-mato-grossenses estão sem a primeira dose da vacina
Enquete desta segunda-feira (31) pergunta aos leitores do Campo Grande News se conhecem alguém que ainda se recusa a tomar vacina contra a covid-19. Para responder, basta apenas votar com sim ou não ao final desta matéria, ou na capa do jornal.
Oferecidas gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), os imunizantes reduzem a chance dos pacientes desenvolverem quadros graves de coronavírus. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), cerca de 95% das internações pela doença ocorrem em quem não se vacinou.
Vacinas, em geral, são utilizadas há décadas no Brasil e no mundo, e costumam reduzir a probabilidade de morte, a partir do reforço no sistema imunológico do indivíduo.
Enfermidades como poliomielite, sarampo, caxumba, e uma série de outras doenças, possuem imunizantes próprios e têm número ínfimo de casos, diferente da covid, que já matou mais de 9,8 mil pessoas, no Estado, em menos de dois anos.
Vale lembrar que crianças recebem vacinas na rede pública, também há anos, e, ao menos, 19 imunizantes são obrigatórios a faixa etária pediátrica, conforme o PNI (Plano Nacional de Imunizações), ainda que a da covid possua caráter de obrigatoriedade.
Segundo reportagem do Campo Grande News, quase 300 mil sul-mato-grossenses estão sem a primeira dose da vacina, permitida a qualquer pessoa com mais de cinco anos.