Você conhece alguém que foi vítima de racismo?
No Dia da Consciência Negra, o Campo Grande News quer saber: Já foi discriminado por causa da pele ou já ouviu uma história sobre?
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como data de calendários escolares até ser reconhecido em todo País pela lei nº 12.519, em novembro de 2011.
Neste dia, voltado à reflexão sobre a discriminação sofrida por brasileiros por causa da cor da pele, é feriado em cerca de 1 mil cidades – quatro delas em Mato Grosso do Sul – e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, através de decretos estaduais.
Falar em racismo é tabu, causa polêmica. Muita gente tem dificuldade em reconhecer que o preconceito ainda é realidade e reduz a grande luta dos negros a “mi mi mi”.
No ano passado, matéria publicada no dia 20 de novembro pelo Campo Grande News deu o que falar. O texto começava assim...
“Tem coisa que é fácil falar, mas difícil sentir. Uma delas é quando um branco tenta decifrar o que realmente é o racismo, especificamente, o estrutural”.
Hoje, além das matérias que retratam novamente o tema inesgotável, o Campo Grande News quer saber de você, homem ou mulher preta: já sofreu racismo? E você que não é negro, conhece alguém que já passou por algum constrangimento (ou pior) por causa da cor da pele?
A nossa enquete já está no ar. Fica na capa do portal, do lado esquerdo. Participe!