ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  16    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Ala de MS, Marcênio comemora título da Liga Nacional de Futsal

Neste ano, ele foi campeão da Copa América, campeão da Copa do Mundo e agora levanta o título nacional

Por Gabriel de Matos | 16/12/2024 18:31
Marcênio com a taça de campeão da Liga Nacional de Futsal (Foto: Acervo Pessoal)
Marcênio com a taça de campeão da Liga Nacional de Futsal (Foto: Acervo Pessoal)

O ala Marcênio, natural de Campo Grande, conquistou o título da Liga Nacional de Futsal masculino pelo Jaraguá (SC) neste domingo (15). A decisão contra o Praia Clube (MG) foi realizada no ginásio Centro Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS), uma cidade conhecida pelo jogador.

Em partida única e em quadra, o Jaraguá saiu atrás no placar, mas buscou o empate no tempo normal, que terminou em 2 a 2. Os gols da equipe catarinense foram marcados por Bruninho e Pedrinho, enquanto Gilvan e Claudinho balançaram as redes para o time mineiro.

Na prorrogação, Marcênio foi decisivo. Aos seis minutos do primeiro tempo extra, ele fez uma jogada pela esquerda, tabelando com o pivô e servindo Bruninho, que colocou o Jaraguá na frente. Contudo, o Praia Clube empatou com o gol do camisa 10 Cabreúva, restando 20 segundos para o fim da segunda etapa da prorrogação, levando a disputa para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis, o Jaraguá converteu todas as cobranças, incluindo o chute de Marcênio. O goleiro Nicolas defendeu a sexta batida do Praia Clube, garantindo o título para o clube catarinense, que não vencia a competição há 14 anos.

Jogadores do Jaraguá levantando a taça de campeão da LNF (Foto: Divulgação)
Jogadores do Jaraguá levantando a taça de campeão da LNF (Foto: Divulgação)

Com a conquista, o Jaraguá alcança o posto de maior vencedor da Liga Nacional de Futsal, somando cinco títulos (2005, 2007, 2008, 2010 e 2024). Na campanha deste ano, o time eliminou adversários como Corinthians (SP), Carlos Barbosa (RS) e Pato Futsal (PR).

Em entrevista para a página BR Futsal, Marcênio falou sobre o título e agradeceu aos companheiros, amigos e familiares pelo apoio ao longo da temporada. “Eu não consegui participar muito da primeira fase da Liga, então vou agradecer meus companheiros por me trazerem até aqui. Eu tentei dar meu melhor e agora é comemorar bastante”, afirmou o ala.

Na competição, Marcênio disputou 16 jogos, marcando quatro gols e dando quatro assistências. O título da LNF foi apenas um dos triunfos de Marcênio em 2024. O ala também conquistou dois títulos pela seleção brasileira: a Copa América e a Copa do Mundo de Futsal.

Em fevereiro, Marcênio integrou o elenco campeão da Copa América, que derrotou a Argentina na final. Durante a competição, ele marcou dois gols e deu uma assistência.

Marcênio com o colete do Jaraguá em quadra de futsal (Foto: Divulgação)
Marcênio com o colete do Jaraguá em quadra de futsal (Foto: Divulgação)

No dia 6 de outubro, o campo-grandense participou da conquista da Copa do Mundo de Futsal, realizada no Uzbequistão. A seleção brasileira venceu a Argentina por 2 a 1 na final, com uma assistência de Marcênio no primeiro gol, marcado por Ferrão. O Brasil encerrou um jejum de 12 anos e alcançou o hexacampeonato mundial. Com a camisa amarela, Marcênio acumula sete gols em 31 partidas.

Antes de atuar no Jaraguá, Marcênio passou pelo Anderlecht, da Bélgica, e pelo Barcelona, da Espanha, onde jogou por cinco temporadas. No clube espanhol, ele conquistou 16 títulos, incluindo sua segunda Champions League da modalidade, já que também venceu o torneio pela equipe russa Gazprom-Ugra. Pelo Barcelona, Marcênio disputou 212 partidas e marcou 37 gols.

O ala iniciou sua trajetória em Campo Grande, defendendo a Geração 2000 em 1997. Posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, onde permaneceu até 2007. Na sequência, migrou para o Santa Fé Futsal, de Santa Fé do Sul (SP).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias