Atletas e comissões terão de apresentar ciclo vacinal para disputa do Estadual
CBF e principais federações do País também fizeram a exigência para a temporada 2022
Além dos torcedores, jogadores e membros das comissões técnicas que não apresentarem ciclo vacinal completo contra a covid-19 não poderão disputar o Campeonato Sul-mato-grossense 2022. A exigência do documento foi anunciada pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul).
O vice-presidente da federação Marcos Tavares, informou que todos as pessoas envolvidas no campeonato terão de apresentar o comprovante do ciclo vacinal completo, com pelo menos duas doses da vacina. "Só vai participar do campeonato estadual pessoas vacinadas com pelo menos duas doses da vacina contra a covid-19", informou.
A exigência vem em meio ao crescimento de casos de covid-19 e faltando apenas uma semana para a o início do estadual. Diversas federações de futebol do país e a até mesmo a CBF reviram seus protocolos sanitários para o início da temporada 2022, na maioria dos casos o passaporte vacinal será obrigatório.
Em Mato Grosso do Sul, conforme informou a federação, o passaporte vacinal para torcedores será exigido na portaria dos estádios em dia de jogos. Para a comissão técnica e jogadores, o documento obrigatório deverá ser entregue a comissão de arbitragem antes de cada partida.
Além do esquema vacinal, a capacidade dos estádios será reduzida a 70%, o uso de máscara de proteção respiratória, que dever cobrir boca e nariz também serão exigidos. Também será realizada aferição de temperatura com uso de termômetros digitais nos acessos aos estádios e disponibilizado álcool em gel aos torcedores.
O Campeonato Estadual de Futebol terá início no dia 2 de fevereiro e contará com a participação de 10 clubes: Costa Rica (atual campeão), Dourados Atlético Clube, Operário Futebol Clube, Esporte Clube Comercial, Clube de Esportes União/ABC, Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Serc), Aquidauanense Futebol Clube, Esporte Clube Águia Negra e os recém-promovidos da Série B: Naviraiense e Coxim.