Com 48 equipes remanescentes, Liga Terrão movimenta bairros da Capital
A competição organizada pela União Esportiva de Futebol Amador chega à segunda fase neste final de semana
A Liga Terrão é o principal campeonato de futebol amador de Mato Grosso do Sul. A competição nasceu em 2018 com a idealização de Cleiton Ferreira e Júlio do Campo Nobre. Ao todo, são 248 equipes participantes, sendo 64 times de Campo Grande e 184 do interior representando 23 municípios.
A edição deste ano se iniciou há cerca de um mês no dia 26 de agosto. Desde então, foram inúmeros jogos que movimentaram as praças e os campos do interior e Capital. Neste sábado (23) e domingo (24), estão marcados os jogos da segunda fase da competição.
A organização de toda a competição é feita pela Uefams (União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul). O objetivo da competição, como cita em regulamento, é fazer a integração em um ambiente de amizade, respeito e cooperação.
Dentre os bairros na Capital participantes estão o Jardim Santa Emília, Vila Nasser, Jardim Talismã e Vila São Jorge da Lagoa.
Regras e formato de disputa - Cada equipe tem o direito de inscrever entre 12 e 25 atletas. A duração da partida é de apenas 50 minutos (dois tempos de 25) com intervalo de cinco minutos. A partir da segunda fase, o time que entra em campo é formado por nove atletas (oito na linha e um no gol).
Para organizar esportivamente a disputa, a competição é dividida em nove fases na Capital. São 64 equipes em 16 grupos (oito da região sul e oito na região norte) com as equipes se enfrentando entre si.
As primeiras colocadas da fase vão para a 3ª automaticamente. Os 2ºs e 3ºs jogarão a segunda fase em chaveamento cruzado (2ºA x 3ºB, 2ºB X 3ºA e assim respectivamente). O empate nessa fase leva aos pênaltis. As fases seguintes vão eliminando metade das equipes até restarem apenas quatro. Esses times vão para a final geral.
No interior, o formato é semelhante e os municípios tem oito ou seis times. As cidades com oito terão dois grupos com quatro times. Já em cidades com seis equipes, terão dois grupos com três. Cada sede terá uma final para definir o representante a etapa estadual.
Calendário - A segunda fase da Liga Terrão na Capital tem abertura neste sábado com 16 jogos na Sede Jardim Talismã, Santa Emília, São Caetano e Serra Azul. Os vencedores avançam. Caso haja empate no tempo regulamentar, pênaltis.
Confira abaixo os confrontos por sede:
Sede Jardim Talismã (Rua Jacinto Máximo Gomes)
Sábado (23)
- Real FC/Cesta Básica Guimaraes x Juventus/Ajacio - 14h30
- Atlético Nasser x Mirage FC - 15h45
Domingo (24)
- Atlético Norte/NSA Construtora Mossini - 9h
- Amigos do Garcia/Carnívoros Burguer x Leon FC - 10h
Sede Santa Emília (Rua Iconha - Jardim Santa Emília)
Sábado (23)
- CFC x GDC FC/Chaparro Areia e Pedra - 15h
- Borracharia Grachain x Avante FR - 16h
- Raça Real x Os Paivas/Raça - 17h
- R9 FC/Sebap/Quadra Campos x Federal FC - 18h
Sede São Caetano (Rua Teobaldo Kaffer - São Caetano)
Domingo (24)
- Barcelona/Amigos do Axito x SE Marabá/Capital Lubrificantes/MSbet - 9h
- WR Hortifruti/Casarão Nova Lima x Família Barcelona/WR Hortifruti - 10h
Sede Serra Azul (Rua Alvivandia - São Jorge da Lagoa)
Sábado (23)
- Almeida FC x Rick Calhas/Valim FC - 14h30
- Seduc/Amigos do Julio Presidente x Caldeirão FC/88 Burguer - 15h45
Domingo (24)
Mercenários/Amigo do Poconé x Zé Pereira - 9h
Sayonara x EC Camarões/Esporte Brasil/Cheff Burguer - 10h
Confira o regulamento da Liga Terrão 2023 no link.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: