Nascido no Terrão, Portuguesa volta a jogar profissionalmente após 10 anos
As equipes masculina e feminina vão estrear para disputar o Campeonato Série B e o Estadual Feminino
A Associação Atlética Portuguesa, de Campo Grande, será uma das atrações do futebol sul-mato-grossense neste ano. A equipe que começou no futebol 'terrão' agora volta a se aventurar no futebol profissional de Mato Grosso do Sul. O plantel masculino jogará a Série B e o time feminino estreará neste sábado (16) no Estadual.
As onças, como é chamado o time, está no grupo B do Estadual, que vale vaga para o Campeonato Brasileiro Série A3. Os rivais são Comercial, de Campo Grande, e Pinheiro, de Ribas do Rio Pardo. A primeira rodada será neste sábado (16), às 10h, no Estádio Olho do Furacão.
A Portuguesa foi fundada em 1972, mas está inativa há cerca de dez anos. O retorno se deu após parceria entre grupo de entusiastas e dirigentes do futebol amador, responsáveis pela Liga Terrão, considerada hoje a maior competição da categoria no Centro-Oeste. A ideia é resgatar a paixão do torcedor por um time local e, para isso, apostar em talentos locais.
O presidente do clube, Gilmar Ribeiro, conhecido como Mazinho, ressalta a união para trazer de volta a Lusa de Campo Grande. “Nos unimos e decidimos reativar a Portuguesa para tentar trazer para o sul-mato-grossense um time que os representa. Essa parceria nos permitiu trazer a identidade do Terrão para o profissional. Nos questionaram sobre isso dar certo, mas por que não daria? Sabemos que hoje o futebol amador é a força da modalidade em Mato Grosso do Sul”.
O comando do time feminino é do técnico Edelson Ortiz. Ele afirmou que a Lusa está se preparando bem para a estreia. "Nosso elenco fez a última preparação na quinta-feira (14) de noite. A importância que a Portuguesa está dando ao futebol feminino é louvável".
Time masculino - A estreia da equipe masculina em busca do acesso para a primeira divisão no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B está previsto para o dia 15 de outubro, às 15h, no Estádio Gramadão, em São Gabriel do Oeste, diante do time local.
Cleiton Ferreira é um dos organizadores da Uefams (União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul) e integra o projeto do clube profissional. Ele destacou a importância de ter atletas do terrão no futebol profissional.
“Vemos muitos jogadores bons nos bairros, seria um desperdício não tê-los em campo. Unir alguns desses talentos, a paixão do nosso torcedor e o profissionalismo e experiência da diretoria e da comissão técnica é a fórmula para que tudo dê certo”, afirmou.
O comando técnico será de Glauber Caldas, anunciado anteriormente nas redes sociais do clube. Natural de Campo Grande, o treinador de licença A CBF/Conmebol comandou times profissionais de São Paulo, Goiás e Paraná, além de clubes da Série A de Mato Grosso do Sul.
O elenco vai contar com alguns dos nomes conhecidos no Terrão, como o volante Raylan Dourado e o zagueiro Maycon Douglas. Outros atletas entram com a experiência do profissional, como o volante Léo Colman e o meia Luan Rodrigues, que vieram direto de Jacobina (BA). Ambos já passaram pelo amador.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.