ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Nascido no Terrão, Portuguesa volta a jogar profissionalmente após 10 anos

As equipes masculina e feminina vão estrear para disputar o Campeonato Série B e o Estadual Feminino

Por Gabriel de Matos | 15/09/2023 15:49
Nascido no Terrão, Portuguesa volta a jogar profissionalmente após 10 anos
Elenco e comissão técnica do time feminino da Portuguesa (Foto: Assessoria)

A Associação Atlética Portuguesa, de Campo Grande, será uma das atrações do futebol sul-mato-grossense neste ano. A equipe que começou no futebol 'terrão' agora volta a se aventurar no futebol profissional de Mato Grosso do Sul. O plantel masculino jogará a Série B e o time feminino estreará neste sábado (16) no Estadual.

As onças, como é chamado o time, está no grupo B do Estadual, que vale vaga para o Campeonato Brasileiro Série A3. Os rivais são Comercial, de Campo Grande, e Pinheiro, de Ribas do Rio Pardo. A primeira rodada será neste sábado (16), às 10h, no Estádio Olho do Furacão.

A Portuguesa foi fundada em 1972, mas está inativa há cerca de dez anos. O retorno se deu após parceria entre grupo de entusiastas e dirigentes do futebol amador, responsáveis pela Liga Terrão, considerada hoje a maior competição da categoria no Centro-Oeste. A ideia é resgatar a paixão do torcedor por um time local e, para isso, apostar em talentos locais.

O presidente do clube, Gilmar Ribeiro, conhecido como Mazinho, ressalta a união para trazer de volta a Lusa de Campo Grande. “Nos unimos e decidimos reativar a Portuguesa para tentar trazer para o sul-mato-grossense um time que os representa. Essa parceria nos permitiu trazer a identidade do Terrão para o profissional. Nos questionaram sobre isso dar certo, mas por que não daria? Sabemos que hoje o futebol amador é a força da modalidade em Mato Grosso do Sul”.

O comando do time feminino é do técnico Edelson Ortiz. Ele afirmou que a Lusa está se preparando bem para a estreia. "Nosso elenco fez a última preparação na quinta-feira (14) de noite. A importância que a Portuguesa está dando ao futebol feminino é louvável".

Nascido no Terrão, Portuguesa volta a jogar profissionalmente após 10 anos
Elenco da Portuguesa se preparando para a Série B no Estádio Olho do Furacão (Foto: Assessoria)

Time masculino - A estreia da equipe masculina em busca do acesso para a primeira divisão no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B está previsto para o dia 15 de outubro, às 15h, no Estádio Gramadão, em São Gabriel do Oeste, diante do time local.

Cleiton Ferreira é um dos organizadores da Uefams (União Esportiva de Futebol Amador de Mato Grosso do Sul) e integra o projeto do clube profissional. Ele destacou a importância de ter atletas do terrão no futebol profissional.

“Vemos muitos jogadores bons nos bairros, seria um desperdício não tê-los em campo. Unir alguns desses talentos, a paixão do nosso torcedor e o profissionalismo e experiência da diretoria e da comissão técnica é a fórmula para que tudo dê certo”, afirmou.

O comando técnico será de Glauber Caldas, anunciado anteriormente nas redes sociais do clube. Natural de Campo Grande, o treinador de licença A CBF/Conmebol comandou times profissionais de São Paulo, Goiás e Paraná, além de clubes da Série A de Mato Grosso do Sul.

O elenco vai contar com alguns dos nomes conhecidos no Terrão, como o volante Raylan Dourado e o zagueiro Maycon Douglas. Outros atletas entram com a experiência do profissional, como o volante Léo Colman e o meia Luan Rodrigues, que vieram direto de Jacobina (BA). Ambos já passaram pelo amador.

Nascido no Terrão, Portuguesa volta a jogar profissionalmente após 10 anos
Jogadores da Lusa fazendo treinamento no campo (Foto: Assessoria)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias