Festival de triatlo reúne 60 atletas em domingo movimentado no Círculo Militar
Evento também marca a retomada das atividades da Federação de Triatlo, que ficou 20 anos inativa
O Círculo Militar de Campo Grande recebeu na manhã deste domingo (23) o 1º Festival de Triathlon Sprint. Ao todo, 60 atletas participaram das provas que começaram nas primeiras horas de hoje e foram encerradas com entrega de medalha para todos os participantes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O 1º Festival de Triathlon Sprint ocorreu no Círculo Militar de Campo Grande, com a participação de 60 atletas. O evento marcou o retorno da Federação de Triatlo após 20 anos inativa. As provas incluíram ciclismo, corrida e natação, com a Avenida Duque de Caxias fechada para a competição. A largada foi às 5h para minimizar o impacto no trânsito. Todos os participantes receberam medalhas, e o evento não teve premiação por classificação. Futuramente, o local deve sediar mais eventos, incluindo um de revezamento, para promover o triatlo em Mato Grosso do Sul.
O presidente da Federação de Triatlo, Artur Felipe Rodrigues, é um dos organizadores do festival que marca o retorno das atividades da confederação que estava inativa há 20 anos. “A federação estava inativa há 20 anos e voltou esse ano. Estou planejando pelo menos mais dois eventos esse ano. Um de revezamento e outro como esse”, afirma.
Para realizar a prova de ciclismo com percurso de 20 km e a corrida de 5 km, a organização fechou a Avenida Duque de Caxias com apoio da Guarda Civil e Polícia Militar. De acordo com Artur, a largada foi dada às 5h, bem cedo, para não interferir no fluxo de veículos. “A gente cuidou bastante do horário para não atrapalhar o fluxo de carros”, destaca.

Além dessas duas modalidades, o festival fechou a piscina do círculo para a competição de natação. Liara Barbosa Vieira Nogueira, de 44 anos, é uma das atletas que competiu nesta manhã. A psicóloga participou de outras duas provas de triatlo e avalia que a de hoje foi a mais tranquila. “O tempo ajudou muito e o evento foi muito organizado”, completa.
Para o festival, além da preparação física, Liara conta que também se preparou psicologicamente. “Eu treino minha cabeça para conseguir concluir a prova. Desistir jamais”, diz.
Estreante em competições de Triatlo, Breno Cabral Pinheiro Abad, de 31 anos, dedica tempo diário para os treinos que na semana totalizam 10h. “É um pouco puxada, acordar bem cedo, correr três vezes por semana, treinar duas a três e depois trabalhar. Mas se organiza dá certo”, garante. Como foi sua primeira vez competindo, o engenheiro ficou ansioso para a largada, mas depois fez o percurso com tranquilidade.
Com o encerramento das provas, os atletas participaram de um confraternização às 10h. Os 60 receberam medalha pelo 1º Festival de Triathlon Sprint, que preferiu não realizar premiação de classificação.
Responsável pela organização do Círculo Militar, Coronel Police adianta que futuramente o local deverá receber mais um evento da modalidade. “A ideia que no próximo evento a gente faca de revezamento para trazer mais gente para o esporte e fazer o esporte crescer em Mato Grosso do Sul, porque o triatlo é apaixonante”, pontua.
Confira a galeria de imagens:
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.