Festival Paralímpico movimenta mais de 500 crianças em 3 municípios
Ação é voltada para experimentação esportiva de forma lúdica às crianças
A primeira etapa do Festival Paralímpico 2023 acontece neste sábado (20) e será realizada em três municípios de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de que 525 crianças no Estado participem da ação realizada pela CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, para crianças com e sem deficiência.
Em Campo Grande, a ação acontece no Parque Olímpico Ayrton Senna. O evento também passa por Dourados, no Clube Indaiá, e em Corumbá, no Poliesportivo Lucílio de Medeiros. Na Capital, serão reservados ônibus exclusivos aos participantes, saindo dos terminais Nova Bahia, General Osório, Moreninhas e Guaicurus. O evento ocorre das 8h às 12h.
Na Capital, haverá provas de atletismo, bocha paralímpica, basquetebol em cadeira de rodas e tênis de mesa. Em Corumbá, terá atletismo, tênis de mesa, judô e bocha paralímpica. Em Dourados, as disputas serão no atletismo, judô, tênis de mesa e voleibol sentado. No final das atividades, as crianças vão receber um certificado de participação no festival.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB Ramon Pereira, o festival proporciona, muitas vezes, o primeiro contato das crianças com o Movimento Paralímpico. "O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas, de forma positiva".
Realizada pela CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo Federal e a Loterias Caixa, este ano, todas as unidades federativas receberão o evento, que acontecerá em 120 núcleos esportivos, simultaneamente, no dia 20 de maio.
É esperado que mais de 16 mil crianças e jovens, de 8 a 17 anos, participem em todo o território nacional. Deste total, espera que cerca de 80% seja formado por pessoas com deficiências física, visual e/ou intelectual, e 20% dos inscritos de pessoas sem deficiências.