ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SEGUNDA  14    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Festival Paralímpico movimenta mais de 500 crianças em 3 municípios

Ação é voltada para experimentação esportiva de forma lúdica às crianças

Idaicy Solano | 16/05/2023 11:42
Edição anterior do festival que aconteceu no Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Fundesporte)
Edição anterior do festival que aconteceu no Poliesportivo Mamede Assem José, na Vila Almeida, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Fundesporte)

A primeira etapa do Festival Paralímpico 2023 acontece neste sábado (20) e será realizada em três municípios de Mato Grosso do Sul. A estimativa é de que 525 crianças no Estado participem da ação realizada pela CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que promove a experimentação esportiva, de forma lúdica, para crianças com e sem deficiência.

Em Campo Grande, a ação acontece no Parque Olímpico Ayrton Senna. O evento também passa por Dourados, no Clube Indaiá, e em Corumbá, no Poliesportivo Lucílio de Medeiros. Na Capital, serão reservados ônibus exclusivos aos participantes, saindo dos terminais Nova Bahia, General Osório, Moreninhas e Guaicurus. O evento ocorre das 8h às 12h.

Na Capital, haverá provas de atletismo, bocha paralímpica, basquetebol em cadeira de rodas e tênis de mesa. Em Corumbá, terá atletismo, tênis de mesa, judô e bocha paralímpica. Em Dourados, as disputas serão no atletismo, judô, tênis de mesa e voleibol sentado. No final das atividades, as crianças vão receber um certificado de participação no festival.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB Ramon Pereira, o festival proporciona, muitas vezes, o primeiro contato das crianças com o Movimento Paralímpico. "O nosso objetivo é mostrar as modalidades para os participantes e despertar neles a vontade de praticar esportes diariamente. É uma forma de impactarmos suas vidas, de forma positiva".

Realizada pela CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), em parceria com o Governo Federal e a Loterias Caixa, este ano, todas as unidades federativas receberão o evento, que acontecerá em 120 núcleos esportivos, simultaneamente, no dia 20 de maio.

É esperado que mais de 16 mil crianças e jovens, de 8 a 17 anos, participem em todo o território nacional. Deste total, espera que cerca de 80% seja formado por pessoas com deficiências física, visual e/ou intelectual, e 20% dos inscritos de pessoas sem deficiências.

Nos siga no Google Notícias