Capital e Fátima do Sul sediam jogos do Festival Paralímpico no sábado
Evento proporciona a experimentação de esportes a jovens de oito a 17 anos com ou sem deficiências
Mato Grosso do Sul é um dos estados brasileiros onde ocorrerá a terceira edição do Festival Paralímpico no próximo sábado, 4. Campo Grande e Fátima do Sul terão competições de goalball (voltado a pessoas com deficiência visual), bocha (praticado por atletas com paralisia cerebral severa ou lesões medulares), vôlei sentado e parabadminton.
Na Capital, os jogos ocorrem na Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e no interior, na Faculdade de Fátima do Sul. O evento organizado pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) proporciona a experimentação de esportes paralímpicos a jovens de oito a 17 anos com, ou sem, deficiências físico-motoras, visuais ou intelectuais.
A expectativa do Comitê é que a presença de crianças e adolescentes com deficiência intelectual seja recorde. Segundo a entidade, até o início de dezembro eles representavam cerca de 45% dos inscritos para o evento, ante 15,4% de participantes com deficiência física, 10,8% com autismo e 4,7% com deficiência visual.
Normalmente realizado em 22 de setembro, Dia Nacional do Atleta Paralímpico, o Festival foi adiado por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), sendo remarcado na sequência do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta sexta-feira (3).
A primeira edição ocorreu em 2018 e reuniu cerca de sete mil crianças e adolescentes em 48 cidades. Em 2019, mais de dez mil jovens foram mobilizados em 70 sedes. No ano passado não houve evento por conta da pandemia.