Delegação de MS se prepara para disputa nacional das Paralimpíadas Escolares
No total, 72 atletas do Estado disputarão medalhas no maior evento para jovens com deficiência do mundo
Com 72 atletas, Mato Grosso do Sul se prepara para disputa da fase nacional das Paralimpíadas Escolares 2021, o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, que acontecerá de 23 a 26 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
Os jovens paratletas de sul-mato-grossenses disputarão 7 das 13 modalidades presentes nas Paralimpíadas: atletismo, bocha, futebol de sete, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.
De acordo com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que organiza a competição, ao todo 851 estudantes-atletas entre 11 a 18 anos de 24 estados do Brasil (as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia), estão inscritos na etapa.
“As Paralimpíadas são muito importantes, porque, muitas vezes, é ali que o paratleta se descobre, se apaixona e vai ganhando experiência para se tornar um profissional do esporte. É também uma oportunidade de interação com participantes de outros estados, uma vivência que levará para o resto da vida”, avalia o diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), que coordena a delegação de MS.
Em 2019, última edição realizada, o estado foi representado por 76 estudantes, que conquistaram 93 medalhas. Mato Grosso do Sul terminou em 10º lugar na classificação geral, com 184 pontos. No ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia da covid-19.