Praça do Papa e Esplanada terão plantão médico no Carnaval
Estratégia veio para atender urgências comuns nesse período
Para atender ocorrências com os foliões, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande preparou dois postos estratégicos que vão auxiliar nos dias de Carnaval. A Praça do Papa e a Esplanada ferroviária serão os locais com as principais festas da cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande montou dois postos de atendimento para os foliões durante o Carnaval 2024. Os pontos estão localizados na Praça do Papa e na Esplanada Ferroviária, principais locais de festa na cidade. Na Esplanada, que já está em funcionamento desde sábado (22), o posto conta com 11 leitos e atenderá das 14h às 00h entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março. Na Praça do Papa, onde acontecem os desfiles nos dias 3 e 4 de março, haverá equipe médica das 19h às 00h. A iniciativa, que em 2024 já realizou 47 atendimentos, inclui também a distribuição de preservativos para prevenção de ISTs. No carnaval anterior, foram distribuídos 113 mil preservativos.
Com o tema “Carnaval Seguro: é Saúde na Folia!” , o ponto da Esplanada já está funcionando neste sábado (22), primeiro dia com bloquinhos. O local conta com 11 leitos, sendo seis macas e cinco poltronas de hidratação. Por lá, os atendimentos serão das 14h às 00h nos 28, 1º, 2, 3, 4, 7 e 8 de março.
Já na Praça do Papa, onde ocorrem os desfiles nos dias 3 e 4 de março, a equipe contará com um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem. O atendimento ocorrerá das 19h às 00h.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, esses pontos têm o objetivo de atender a população de uma forma mais rápida. “Nosso foco é estar presente onde a população mais precisa, garantindo um suporte de saúde rápido e eficiente”, destaca. Em 2024, os postos montados pela Prefeitura realizaram 47 atendimentos.
Outro destaque são os cuidados relacionados à prevenção das ISTs (infecções sexualmente transmissíveis). Equipes especializadas percorrerão os circuitos do Carnaval distribuindo preservativos masculinos e femininos, alertando sobre a importância da prevenção. No ano passado, foram distribuídos 113 mil preservativos, sendo 73 mil masculinos e 40 mil femininos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.