ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEXTA  21    CAMPO GRANDE 32º

Direto das Ruas

Falta de antibiótico em CRS Nova Bahia faz diarista correr atrás de remédio

Mulher foi até a Prefeitura de Campo Grande para tentar reclamar diretamente com a prefeita, mas não conseguiu

Por Clara Farias | 20/02/2025 10:15
Falta de antibiótico em CRS Nova Bahia faz diarista correr atrás de remédio
Pé de diarista inchado e avermelhado devido à infecção (Foto: Direto das Ruas)

A falta do antibiótico Cefalexina, no CRS (Centro Regional de Saúde) Nova Bahia, revoltou a diarista Maria Lúcia Bressamin, de 60 anos, que precisou peregrinar em busca do medicamento. Somente depois de tentar falar pessoalmente com a prefeita Adriane Lopes (PP), na Prefeitura de Campo Grande, foi informada que o remédio estava disponível na USF (Unidade de Saúde da Família) Mata do Jacinto.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A diarista Maria Lúcia Bressamin, de 60 anos, enfrenta dificuldades para obter o antibiótico Cefalexina no CRS Nova Bahia, em Campo Grande, após uma infecção no pé. A situação se agravou após tentativa de tratamento caseiro, levando-a a buscar ajuda médica. O medicamento, essencial para seu tratamento, está em falta, e a diarista não tem condições de comprá-lo. Maria Lúcia tentou contato com a prefeitura sem sucesso, mas foi informada que o remédio estaria disponível em outra unidade de saúde. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se posicionou sobre o caso.

Ao invés de percorrer os dois quilômetros de distância entre as duas unidades, a diarista andou mais de15 quilômetros para conseguir a informação e receber o remédio necessário para o tratamento.

A mulher está com o pé infeccionado há três dias, após ter tido uma ferida enquanto trabalhava. O assunto foi sugerido por leitor que enviou mensagem pelo canal Direto das Ruas.

Ao Campo Grande News, Maria Lúcia contou que estava trabalhando quando o uso do chinelo causou uma pequena ferida no pé direito. A diarista tentou cuidar do machucado utilizando bicarbonato de sódio e vinagre, mas a situação acabou piorando e ela buscou o CRS Nova Bahia na manhã desta segunda-feira (19).

Conforme a diarista, ontem ela passou pelo médico e, quando foi informada de que precisaria tomar um antibiótico, ela pediu para o profissional que receitasse algum medicamento que estivesse disponível na farmácia do Centro Regional de Saúde. "Meu pé está horrível, inchado, doendo, vermelho, como se fosse uma trombose", detalhou Maria.

Segundo ela, o médico receitou a Cefalexina, justificando que teria no CRS e, caso não tivesse, seria mais acessível para ela comprar. "Eu tentei pegar, mas a responsável pela farmácia disse que não tinha. Fui na assistente social falar que não tinha como comprar o medicamento e ela pediu para o médico dar uma outra receita, e ele justificou que só esse remédio seria adequado para o meu caso", contou a diarista.

Ela conta que foi a Prefeitura de Campo Grande para tentar questionar Adriane Lopes. "Ela não disse que tinha medicamento? Queria falar com ela de mulher para mulher", justificou Maria Lúcia. No local, a diarista não conseguiu uma reunião com a prefeita e então foi informada onde encontrar o remédio.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou que a paciente foi atendida nesta quarta-feira (19/02) com a medicação necessária, conforme orientação médica e protocolo de atendimento.  Em nota, explicou que está aguardando a entrega de um novo lote da medicação por parte do fornecedor.

* Colaborou Fernanda Palheta

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias