Ministra anuncia gratuidade dos medicamentos no Farmácia Popular
Com a medida, todos os 41 itens do programa serão fornecidos sem custo para a população
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (13) que todos os 41 medicamentos e itens do Programa Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A novidade foi divulgada durante o Encontro Nacional de Prefeitos, em Brasília, e beneficiará mais de um milhão de pessoas por ano que antes precisavam pagar uma coparticipação pelos produtos.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Com a medida, todos os 41 itens do programa serão fornecidos sem custo para a população. Entre os benefícios, destacam-se as fraldas geriátricas, que agora serão distribuídas gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais. Segundo a ministra, essa inclusão reforça o compromisso do governo com o envelhecimento da população.
“Tivemos mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas em 2024 e vamos aumentar ainda mais esse alcance, principalmente nas áreas mais remotas do país”, afirmou Nísia Trindade.
O Ministério da Saúde informou que, entre 2022 e 2024, o número de beneficiários do programa cresceu de 20,7 milhões para 24,7 milhões. Além disso, o governo federal ampliou o credenciamento para mais 758 cidades, garantindo que o Farmácia Popular esteja presente em 4.812 municípios, cobrindo 97% da população.
Durante o encontro, a ministra também destacou a importância do combate à dengue e o papel fundamental dos municípios nessa luta. Segundo ela, 75% dos focos do mosquito transmissor da doença estão dentro ou ao redor das casas, o que torna essencial a mobilização das prefeituras para eliminar criadouros.
“Muito pode ser feito pelas prefeituras, principalmente com a limpeza urbana e evitando água parada”, ressaltou a ministra.
Nísia Trindade informou que, em 2024, houve uma redução de 60% nos casos de dengue em relação ao ano anterior. No entanto, alertou que a doença continua sendo uma preocupação, especialmente em regiões como alguns municípios de São Paulo, entre eles São José do Rio Preto.
O Ministério da Saúde tem adotado estratégias para conter a disseminação do vírus, incluindo a distribuição de vacinas para crianças e adolescentes em mais de dois mil municípios. A ministra reforçou a importância da vacinação e pediu que os pais levem seus filhos para receber a segunda dose.
Além da vacinação, o governo tem investido na introdução da bactéria Wolbachia, que reduz a capacidade do mosquito de transmitir o vírus da dengue, além de fortalecer os agentes de endemias e aprimorar tecnologias de dispersão de larvicidas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.