ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 28º

Esportes

Nadador transplantado elogia corrida e caminhada "Sangue Bom" na Capital

Para Rodrigo Machado doar sangue é "doação de vida em vida"

Osvaldo Júnior e Liniker Ribeiro | 15/04/2018 10:03
Nadador transplantado elogia corrida e caminhada "Sangue Bom" na Capital
Atletas durante a premiação da corrida (Foto: Fernando Antunes)

"Doação de vida em vida". Essa é a definição de doação de sangue feita por Rodrigo Cristiano Machado, nadador transplantado de medula óssea, que participou, na manhã deste domingo (dia 15), da terceira edição da corrida e caminhada "Sangue Bom", no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

A competição contou com a inscrição de cerca de 1 mil pessoas, sendo 300 para caminhada e 700 para corrida. O evento é uma iniciativa é do ISB (Instituto Sangue Bom) e busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, cadastro e recadastramento de medula óssea e de órgãos. Para garantir a segurança dos participantes, algumas ruas do Parque dos Poderes foram interditadas.

Rodrigo Machado, que visita Campo Grande pela primeira vez, avaliou positivamente a competição. "Fico feliz em estar aqui. A atmosfera da corrida é muito saudável e a prática de esporte é muito importante. Rodrigo é medalhista em diversas categorias no último World Transplant Games, realizado em Málaga, na Espanha, em junho do ano passado.

Nadador transplantado elogia corrida e caminhada "Sangue Bom" na Capital
Rodrigo Cristiano, nadador que esteve no evento da manhã deste domingo (Foto: Fernando Antunes)

Na avaliação do atleta, em um mundo de muito ódio, ações como a corrida e a da própria doação de sangue e de medula são extremamente importantes. "O mundo está do avesso. Então, nós temos que pensar sempre em fazer o nosso melhor e desejar o bem para outras pessoas sem querer nada em troca", afirmou. "Quem doa sangue está doando vida em vida", resumiu.

O professor Carlão, que está à frente do ISB, fez bons comentários da competição. "Foi um sucesso. E isso graças às pessoas que se inscreveram e que vieram participar", considerou. "O objetivo é estimular nas pessoas a responsabildade de entender que fazer o bem é sair da linha de conforto e aproveitar alguns momentos para salvar a vida de alguém. Nós queremos que as pessoas se cadastrem no Hemosul, doem sangue e obtenham informação sobre a doação de órgãos e medula", acrescentou.

Resultados – A concentração teve início às 7h no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo e a largada foi dada às 8h. Conquistaram medalhas, na modalidade masculina: André Rodrigues do Nascimento", 27 anos (com tempo de 22 minutos e 52 segundos); Enéias Teodoro Gomes, 49 (23 minutos e 53 segundos); e Fabrício Gamão (24 minutos e 29 segundos).

Entre as mulheres, os melhores resultados foram alcançados pelas atletas: Susie Guibu. 36 anos (tempo de 30 minutos e 29 segundos); Natália Duarte (30 minutos e 44 segundos); e Elaine Nery (32 minutos e 9 segundos).

Nos siga no Google Notícias