Por causa da pandemia, Federação realiza Estadual de 'judô funcional'
Sem poder manter contato físico e lutar, atletas serão avaliados pela qualidade e velocidade dos movimentos

Diante as medidas de distanciamento para conter o novo coronavírus, várias modalidades esportivas se viram paralisadas, entre elas as lutas, em especial as de contato e quedas, como o judô. Por isso, a FJMS (Federação de Judô de Mato Grosso do Sul) resolveu apostar em uma adaptação e realizar a primeira edição do Estadual de Judô Funcional.
A competição deve acontecer entre os dias 23 de setembro e 14 de outubro com disputas virtuais, transmitidas ao vivo no canal da FJMS no YouTube, e que definirão os atletas que vão representar Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro de Judô Funcional - marcado para 28 de outubro, o Dia Mundial do Judô.
Sem poder lutar, os atletas vão executar movimentos e golpes que serão avaliados por uma comissão de árbitros. As categorias foram divididas entre sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, sênior e veteranos, e entre pesos leve e pesado.
Além disso, haverá divisão por gênero entre masculino e feminino e será considerado vencedor quem realizar o maior número de repetições válidas dentro do tempo de cada classe. Em caso de empate no tempo regular, haverá tempo extra, o chamado golden score, até que se chegue a um campeão.
As inscrições para a competição estadual vão até o próximo dia 14, com a abertura, no dia 23, uma quarta-feira, acontecendo às 19h. Na mesma data é celebrado os 40 anos da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul.