ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  02    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Time de MS conquista bicampeonato da Copa do Brasil de flag football

A equipe do Cobrarés disputou a competição em Manaus e sagrou-se campeã no domingo (1º)

Por Gabriel de Matos | 02/12/2024 15:09
Time de Mato Grosso do Sul campeão de Flag Football (Foto: Divulgação)
Time de Mato Grosso do Sul campeão de Flag Football (Foto: Divulgação)

A equipe Cobrarés-MS conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil de flag football feminino nesse domingo (1º). A competição foi sediada em Manaus (AM) e o time venceu a equipe do Vasco Almirantes por 19 a 6 na final. O primeiro título veio em 2020.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A equipe Cobrarés-MS conquistou o bicampeonato da Copa do Brasil de flag football feminino ao vencer o Vasco Almirantes por 19 a 6 na final, realizada em Manaus. Desde a fase de grupos, o Cobrarés demonstrou um desempenho sólido, derrotando equipes como Coritiba Crocodiles e Sirius. A jogadora Lica Lira, eleita MVP do torneio, destacou a importância da preparação e do trabalho em equipe para o sucesso, enfatizando que o reconhecimento individual é uma validação do esforço coletivo. A conquista foi apoiada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Setesc e Fundesporte.

O Cobrarés apresentou desempenho consistente desde a fase de grupos, com vitórias sobre o Coritiba Crocodiles (47 a 6), Sirius (33 a 0) e Manaus Cavs (43 a 12). No mata-mata, derrotou o Remo por 43 a 6 nas quartas de final e superou o Desterro Atlantis na semifinal por 25 a 12, classificando-se para enfrentar o Vasco Almirantes na decisão.

Na partida final, realizada no Estádio Ismael Benigno, o time de Mato Grosso do Sul impôs seu ritmo de jogo e venceu por 19 a 6. A conquista marcou a revanche contra o Vasco Almirantes, que havia vencido o campeonato no ano anterior.

De acordo com o portal Flag Football, a modalidade é um esporte derivado do futebol americano, conhecido por ser o “futebol jogado com as mãos”. Mas ao contrário do futebol americano tradicional, o Flag Football é mais acessível e seguro, pois dispensa o uso de equipamentos de proteção, como capacetes e ombreiras.

Assim como no futebol americano, o objetivo no Flag Football é avançar com a bola até a zona final adversária e marcar pontos, chamados touchdowns. A grande diferença está no fato de que, em vez de derrubar o adversário (tackle), basta retirar uma fita, ou “flag”, presa na cintura do jogador para parar a jogada.

Mulheres disputando partida de flag football (Foto: Reprodução)
Mulheres disputando partida de flag football (Foto: Reprodução)

A jogadora Lica Lira, do Cobrarés, foi eleita MVP (sigla para Most Valuable Player, Jogadora Mais Valiosa, em português) do torneio. Taísa Alencar, também da equipe sul-mato-grossense, recebeu o prêmio de melhor atleta de ataque.

Quarterback e capitã do Cobrarés, Lica destacou o trabalho coletivo e a preparação da equipe como elementos essenciais para a conquista do bicampeonato. “Preparação e o nível de concentração. Estávamos muito confiantes e não subestimamos nenhuma equipe. Fomos seguindo passo a passo, estudamos muito as equipes e conseguimos executar nosso plano de jogo com maestria, e graças a Deus deu tudo certo”.

Sobre o reconhecimento individual, a atleta sul-mato-grossense comentou a importância do título de MVP em sua trajetória, sem deixar de valorizar o principal objetivo alcançado pela equipe. “Esse reconhecimento carimba um ano de muito trabalho. Eu me dediquei muito aos treinos e ao time. É lógico que o importante foi trazer o ouro para o nosso estado, mas o MVP foi a consagração de muito trabalho”, destacou Lica.

Para participar da competição, a equipe teve apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Cultura) e Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias