ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 32º

Esportes

Torcida celebra 84 anos do Operário e mantém vivo o sonho de voltar a ser grande

Time que disputou grandes campeonatos nas décadas de 70 e 80, hoje vive apenas na memória dos torcedores

Jhefferson Gamarra e Izabela Cavalcanti | 21/08/2022 15:27
Torcedores do Operário reunidos para comemorar o aniversário do clube em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Torcedores do Operário reunidos para comemorar o aniversário do clube em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

Um dos clubes de maior tradição do Mato Grosso do Sul completa 84 anos de história neste domingo (21). Fundado por operários da construção civil em 1938, o Operário Futebol Clube, que encantou muita gente e amedrontava grandes equipes nas décadas de 70 e 80, hoje segue à risca a cartilha dos times pequenos no Brasil, com dificuldades financeiras e elencos limitados.

Mesmo sem ter grandes motivos para comemorar, o Galo da Capital, como é carinhosamente conhecido, possui torcedores apaixonados que sonham em ver o time figurando novamente entre os grandes clubes e disputando divisões de elite dos campeonatos nacionais.

No aniversário do clube, torcedores reuniram memórias do passado vitorioso do time (Foto: Paulo Francis)
No aniversário do clube, torcedores reuniram memórias do passado vitorioso do time (Foto: Paulo Francis)

A nível estadual, o Operário continua entre os participantes da elite, sendo inclusive o atual campeão estadual. Em 2023, o alvinegro representará Mato Grosso do Sul na Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Série D.

“O Operário está em um momento de reconstrução, porque o clube deixou de existir. Não tinha bola de futebol, não tinha nada. Tudo que acontece no clube é colaborativo. O Galo está mais unido dessa vez, mas ainda falta muito para o resultado que a torcida quer”, conta André Monteiro, 34 anos, conselheiro e torcedor fanático do Operário.

Entre as torcidas organizadas do Operário, que estão presente em todas as partidas, destacam-se a Garra Operariana, Esquadrão Operariano e Torcida 77, essa última criada durante a pandemia e que faz alusão ao ano de glória do time da Capital.

Torcedor e fundador da Torcida 77 do Operário em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)
Torcedor e fundador da Torcida 77 do Operário em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

“O Operário está de volta a campeonatos nacionais. Minha paixão pelo Galo é paternal, meu pai, minha avó, e minha mãe são todos operarianos. Acompanho o Operário desde 87 quando comecei a frequentar o morenão, estive junto desde a gloria até a decadência e hoje o operário renasce”, acredita o torcedor e fundador da Torcida 77, Cristiano Cristaldo de 40 anos. “Na minha casa a gente respira o operário, tenho mais de 10 camisas e outros enfeites do galo”, finalizou.

Estudante herdou do pai a paixão pelo Galo da Capital (Foto; Paulo Francis)
Estudante herdou do pai a paixão pelo Galo da Capital (Foto; Paulo Francis)

A paixão pelo time passou de pai para filha. Giovana Cristaldo, de 13 anos, começou a frequentar o Morenão para ver o Operário jogar por insistência do pai, mas hoje não perder uma partida. “Aprendi a gostar do Operário, o primeiro jogo que fui não gostei, mas passei a gostar quando frequentei o Morenão. Virar operariana me aproximou ainda mais do meu pai. Desde 2015 começou essa paixão pelo time. Vou a todos os jogos e pra mim o que importa é só minha opinião e por isso sou operariana”, disse a estudante.

Presente no encontro de torcedores promovido em um bar na Avenida Antônio Maria Coelho, o vendedor Marcos Faria, 41 anos, não nega que conhecia bem pouco do time quando resolveu fazer parte da torcida organizada. São-paulino desde criança, o vendedor abriu um espaço no coração para o Galo e hoje não perde nenhuma partida.

“Conhecia bem pouco do time e entrei para a 77 a 2 anos e ainda conseguiu levar meu filho e a minha esposa. Aqui em Mato Grosso do Sul é galo, vou a todos os jogos, inclusive no título do Estadual em Aquidauana eu estava presente”, garantiu.

Membro da torcida organizada divide a paixão pelo Galo com o São Paulo (Foto: Paulo Francis)
Membro da torcida organizada divide a paixão pelo Galo com o São Paulo (Foto: Paulo Francis)


História - Operário Futebol Clube é conhecido por suas conquistas, sendo o maior campeão do Estado tem em sua lista quatro campeonatos mato-grossenses (1974, 1976, 1977 e 1978); 12 sul-mato-grossenses (1979, 1980, 1981,1983, 1986, 1988, 1989, 1991, 1996, 1997, 2018, 2022); três Ligas Municipais Campo Grande (1942, 1945 e 1966); um campeonato brasileiro - Série B 1987. (Módulo Branco); uma Taça Seleção da União.

Nos siga no Google Notícias