ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Azambuja sobe o tom contra TCE durante convenção

Por Lucas Mamédio, Fernanda Palheta, Carolina Maldonado e Gabriela Couto | 26/07/2024 06:00
Ex-governdores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli lado a lado na convenção do PSDB (Foto: Juliano Almeida)
Ex-governdores Reinaldo Azambuja e André Puccinelli lado a lado na convenção do PSDB (Foto: Juliano Almeida)

Subiu o tom - O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) aproveitou a convenção do PSDB que oficializou o deputado federal, Beto Pereira (PSDB), como candidato a prefeito de Campo Grande, para subir o tom contra possíveis manobras de adversários para desestabilizar a campanha do aliado. O primeiro alvo foi o presidente  TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado), Jerson Domingos, que nesta terça-feira (23) divulgou uma lista com políticos que tiveram as contas reprovadas pelo órgão, onde aparecia o nome de Beto quando era prefeito de Terenos.

"Lista fajuta" - “O presidente do Tribunal (TCE) politizou a lista. O Beto terminou o mandato de prefeito no ano de 2012. Em 2014 disputou para deputado estadual e o nome não estava na lista, em 2018, ele disputou para federal e o nome dele não estava na lista, em 2022 também. Se ele terminou o mandato em 2012 eu pergunto: porque apareceu agora? Politicagem. Lista fajuta, não vale nada”, disse ele.

E tem mais... - Em seguida Azambuja direcionou o tom mais incisivo contra “duas adversárias”. Sem citar nome, mas pelo gênero feminino usado na frase, ficou claro que falava da prefeita Adriane Lopes (PP) e de Rose Modesto (União). “Todo dia é fake news. Vou falar para os nossos adversários: parem de falar mentira do Beto Pereira que vamos falar a verdade sobre vocês. Se quiser baixar o nível da campanha “vambora”. Nós temos muita verdade pra falar de duas candidatas que estão falando mal de você.”

Fã ou hater? - Beto Pereira fez uma referência, no mínimo, curiosa a André Puccinelli (MDB). Ao lembrar da administração do ex-prefeito e ex-governador, Beto disse que queria "copiar" André, mas "esquecer os defeitos"  e que iria superá-lo. "Quero copiar várias virtudes suas, quero esquecer os defeitos, mas quero ser um prefeito presente, trabalhador, corajoso, audacioso e que foi um divisor de águas na nossa capital. Eu só tenho uma missão: eu vou ser prefeito de Campo Grande e vou lhe superar. Missão difícil, mas você estará ao meu lado me superando e me dará vários atalhos.

O mundo gira - As eleições municipais de 2024 consolidaram uma mudança no cenário político de Mato Grosso do Sul. Depois de ensaiar aproximação durante a pré-campanha, com o foco no interior do Estado, Puccinelli e Azambuja deixaram as diferenças de lado e abandonaram a posição tradicional de adversários. Na convenção tucana sentaram lado a lado, conversando e rindo juntos em um degrau bem baixinho, como dois jovens fariam ao assistir uma partida de futebol.

Pai, meu herói - Beto fez questão de chegar na convenção tucana, na noite desta quinta-feira (25) ao lado da família. Mesmo tendo chegado mais cedo, antes do evento começar, saiu para buscar o pai, o ex-senador Valter Pereira, e justificou que é a família que vai "alicerçar a nossa caminhada". O ex-senador fez questão de ser cabo eleitoral do filho dizendo que Campo Grande precisa de mudança: "vai mudar com o Beto Pereira".

Built to suit - O aluguel sob medida não é novidade no mundo empresarial. A prefeita Adriane Lopes (PP) tem explicado isso quando fala sobre o projeto do Hospital Municipal, cuja locação será do tipo “built to suit” (construído para se adequar). A construção para atender o interesse do locatário, neste caso, a prefeitura, é o mesmo modelo usado pela rede de supermercados Comper, segundo a prefeita. Depois que o valor de anos de aluguel pagar a construção, o prédio será do patrimônio público. Quando detalha a obra e a trivialidade desse tipo de negócio na área privada, Adriane destaca que o importante é que o projeto “visa a resolutividade do problema”.

Mudança - O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Campo Grande, garante que está entrando em uma nova fase de renovação e fortalecimento com Sérgio Murilo na presidência da executiva do partido na Capital. Ex-secretário de Estado de Governo, na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), ele estava antes no Podemos, quando houve a mudança no diretório e a senadora Soraya Thronicke assumiu.

80 aninhos - Durante o fim de semana toda a família Corrêa Riedel se reuniu em Corumbá, para comemorar os 80 anos da mãe do governador Eduardo Riedel, dona Seila Corrêa. Na ocasião estavam os três filhos da matriarca, até mesmo o irmão do governador que mora fora do país. Eles celebram a data com muita pescaria no Rio Paraguai, no barco hotel Joice. E teve até uniforme, com arte desenhada por uma das netas.

Seja claro - Além de vários seminários sobre o assunto, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) também resolveu premiar tribunais, conselhos e escolas do Poder Judiciário que se destacam na clareza da comunicação interna e com a sociedade. Resumindo, os que acabem com o velho “juridiquês”, que só afasta as pessoas por falta de linguagem direta e simples. Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o “Selo Linguagem Simples” e para participar, os concorrentes devem apresentar ações em pelo menos três de cinco eixos definidos; O primeiro, claro, é usar nos processos e decisões judiciais frases de fácil compreensão.

Nos siga no Google Notícias