ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

Colégio Paulo Freire troca nome, mas nega viés político

Jhefferson Gamarra, Gabriela Couto e Caroline Maldonado | 04/09/2021 07:00
Fachada será remodelada para desvincular nome do educador. (Foto: Divulgação)
Fachada será remodelada para desvincular nome do educador. (Foto: Divulgação)

Presente de grego – No ano de seu centenário, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire, reconhecido como patrono da educação brasileira, deixará de “emprestar” seu nome a uma das mais tradicionais instituições de ensino do Estado. O Colégio Paulo Freire passará a se chamar Master.

Mudança estética – Quem passa pelo local, ainda vê o antigo nome na fachada, mas a administração informou que, em breve, o espaço passará por algumas reformas e terá uma nova identidade visual.

Mesmos pilares – Apesar da mudança, a responsável pela instituição, Adelina Spengler, garante que o local não foi vendido e tampouco mudará as diretrizes educacionais. “Essa é uma nova posição da diretoria, depois de 38 anos, resolvemos mudar e acompanhar a modernização que o mundo vem passando”, disse a diretora pedagógica.

Viés político? – A direção não deu muitos detalhes sobre a mudança, tampouco se a troca de nome seria para afastar a pecha de “comunista”, dada por conservadores ao educador pernambucano. O presidente da República, Jair Bolsonaro, classificou Paulo Freire como “energúmeno”, em dezembro de 2019.

Atrasada – A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, chegou com mais de uma hora de atraso no evento de inauguração da unidade do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), no Bairro Nova Lima. Diversas pessoas discursaram até a chegada dela.

Ops – Durante discurso, ela destacou a importância do trabalho do prefeito Marquinhos Trad (PSD), mas errou o nome dele. Confundiu-se com o irmão, o senador Nelson Trad Filho (PSD). Chamou-o de Marcos Trad Filho, embora Marcos Marcello não tenha Filho no nome.

Oi, tchau! – Indisposta com a imprensa, ela disse que teria “apenas um segundo” para atender os jornalistas que a esperavam. Ao ser questionada se iria aos atos de 7 de Setembro, ficou muda. Não quis responder apesar da insistência do Campo Grande News e foi retirada às pressas do local pelo próprio diretor-presidente do Sebrae, Cláudio Mendonça.

Em nome do partido – O vereador Ayrton Araújo (PT) parabenizou a senadora Simone Tebet (MDB) pelo voto contra a MP (Medida Provisória) 1045, que previa uma série de alterações na legislação trabalhista.

Única - A senadora foi a única de Mato Grosso do Sul a se posicionar contra a MP, arquivada com 47 votos contra e 27 a favor. O parabéns foi pela “postura e coerência”, nas palavras do vereador.

Enquanto isso – Em Brasília, a senadora, Nelsinho Trad e os deputados Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PDT) e Humberto Rezende Pereira, o Beto Pereira (PSDB), receberam a vereadora petista Camila Jara. Nas redes sociais, ela disse que as reuniões são para conseguir viabilizar projetos de parques infantis com acessibilidade, além do parque tecnológico, anunciado pela prefeitura para apoiar startups, no Centro da cidade, ainda sem local definido.

Nos siga no Google Notícias