Como "formalismo" proibido, Dia de Tiradentes fica sem medalha
Em branco – Todos os anos, em comemoração ao patrono da Polícia Militar, Joaquim José da Silva Xavier, é feita a entrega da Medalha de Tiradentes, a personalidades que colaboram com a área da segurança. Este ano, não teve festa nem comenda e não há previsão para isso.
Nós também - O feriado de Tiradentes também é dia da Polícia Civil. Igualmente à PM, a corporação também não teve festa. Juntas, as forças de segurança tem em torno de 5,5 mil homens e mulheres.
Pandemia – De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, o entendimento feito é de que como não haveria como realizar a solenidade, em razão da emergência em saúde por causa da covid-19, optou-se por não fazer a concessão este ano. “A cerimônia se reveste de formalismos que a atual situação não permite neste momento”, afirmou.
Mais homens – Assim como a Secretaria Estadual de Saúde faz, a secretaria municipal também passou a apresentar ao público os registros do coronavírus por gênero. Enquanto no Estado a maioria das infecções é entre o sexo feminino, em Campo Grande os homens predominam, com 47 diagnosticados contra 41 mulheres com a covid-19.
Brando - Mato Grosso do Sul entra na lista de 10 estados com medidas de isolamento social flexibilizadas. Na relação entram também Goiás, Paraná, Santa Catarina, Maranhão, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo, Paraíba e Sergipe.
Continuação- De volta a Campo Grande, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta disse que não estava acompanhando a política local, mas aproveitou para defender a continuação do mandato do prefeito Marquinhos Trad (PSD). "Marcos (Trad) está reconstruindo a cidade e precisa continuar a recuperação, principalmente na saúde, que foi devastada na gestão passada".
Parceria - Primo do prefeito, Mandetta lembrou que já na eleição passada tinha apoiado Marquinhos, quando outras lideranças do Democratas resolveram ficar do lado da então candidata Rose Modesto (PSDB) em Campo Grande.
Aliança - O Democratas ainda não bateu o martelo em Campo Grande, apesar de dizer que não descartava lançar candidato. Por enquanto a confirmação é só do deputado José Carlos Barbosa (DEM) para disputa em Dourados.
Ciclo – Veio de um lar onde violência doméstica era algo rotineiro o rapaz de 21 anos preso na madrugada desta terça-feira (21) por torturar a enteada de três anos, a ponto de ela ter de fazer cirurgia para corrigir fratura exposta na canela esquerda. A coluna apurou que, quando ele tinha 10 anos, o pai foi denunciado à Polícia Civil em Bandeirantes, a 70 quilômetros de Campo Grande, por ser agressivo com os filhos e a mulher.
Medo – Na época, a informação relatada à polícia é de que os espancamentos eram diários e “notórios”. A vizinhança cansou e fez denúncia. A mãe das crianças, ainda segundo o registro da época, também sofria agressões e tinha medo de registrar ocorrência contra o companheiro.