Deputados brigam com "arminha" e "L de Lula" em sessão polarizada
Bagunça – Os deputados bolsonaristas e petistas agitaram a sessão desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa. Um fez sinal de arma, o outro o “L de Lula”.
Moção – A discussão toda foi em torno de uma moção de apoio aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), sugerida por Amarildo Cruz (PT).
“Briga” antiga – Ela foi votada após todos terem aprovado por unanimidade, na semana passada, a moção de repúdio ao ministro do Superior Tribunal Eleitoral, Luís Roberto Barroso, apresentada pelo deputado João Henrique Catan (PL).
Silêncio – Com todos os deputados falando ao mesmo tempo, teve gente que foi ameaçada de ter o microfone ser desligado. Também teve deputado Eduardo Rocha (MDB) lembrando João Henrique que não tinha incomodado o discurso dele durante um minuto se quer, e não queria ser interrompido.
Obrigado, Dr. Geraldo! - A Assembleia Legislativa aprovou moção de congratulação para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, pelo sucesso na vacinação contra covid-19. O Estado segue na liderança do ranking de imunização, segundo o consórcio de veículos de imprensa.
Repúdio – O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, manifestou, pelas redes sociais, apoio ao cirurgião-dentista Gustavo dos Santos Lima, alvo de homofobia em drive-thru de vacinação contra a covid, na Capital. “Uma das tarefas mais nobres que podemos registrar, nesses tempos de pandemia da covid-19, é aquela de injetar a vacina contra essa doença no braço das pessoas. Essa função merece todo o respeito e jamais deve ser motivo de qualquer tipo de discriminação, como de resto, todas as demais atividades humanas”.
Inaceitável – Para o secretário, “é inaceitável que no século 21 algumas pessoas ainda não tenham aprendido a respeitar o semelhante”. Geraldo agradeceu a todos os vacinadores que, dia e noite, na opinião dele, vêm praticando “um verdadeiro sacerdócio para salvar vidas”.
Visitas - O CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) determinou correição extraordinária em todas as unidades dos MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Não há data para a inspeção, que deve avaliar, além da rotina geral, os sistemas eletrônicos dos órgãos a fim de evitar ataques externos.
5G - Ponta Porã será a próxima cidade de Mato Grosso do Sul a contar com antena de internet 5G. O anúncio foi feito pela ministra a Agricultura Tereza Cristina. É a partir da conexão em 5G que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo.
Vice - A advogada Rachel Magrini, pré-candidata à presidência da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul) convidou o colega André Luis Xavier Machado para compor sua chapa como vice. O advogado é especialista em direito empresarial e já ocupou cargos na Ordem.