Em dança das cadeiras, governo remodela secretaria
Supersecretaria - Após a exoneração de Max Freitas, que presidia a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) será repaginada. Eduardo Riedel ainda não definiu exatamente o que fazer. A certeza é que vai mudar o nome. Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos ou simplesmente Cidadania. Outro caminho seria transferir algumas fundações. Por exemplo, para a Secretaria de Governo. A certeza é que o secretário Marcelo Miranda continua.
Prazer em conhecer - Pouco conhecido no cenário nacional até ser eleito governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel tem impressionado seus interlocutores. Peso pesado do empresariado, que veio recentemente ao Estado para reunião com o governador, ficou surpreso com o conhecimento e o domínio dos assuntos tratados na conversa. “É autoridade extremamente competente”, disse, acrescentando que Riedel “é dinâmico, tem consistência, competência” e discorre com desenvoltura o tema que trata.
Mengooo - A família inteira do governador Eduardo Riedel (PSDB) é rubro-negra e não escondeu a felicidade de encontrar o herói do Flamengo, Zico, em Campo Grande. Durante evento na noite de terça-feira, ele ganhou camisa do craque e pediu autógrafos ao lado da filha, do genro e da esposa. Para o Galinho de Quintino, Riedel lembrou de uma relíquia: “Tenho camiseta da Seleção Brasileira assinada pelo Zico e pelo Pelé. Eu até enquadrei”, disse, rindo feito criança.
Tietando - Não tem como comparar, mas Eduardo Riedel também não ficou atrás no quesito fãs. Ao chegar para acompanhar a palestra do craque, realizada no Buffet Murano, muita gente foi até a mesa do governador pedir para tirar foto e conseguiu a atenção dele.
Cartão-postal - O Bioparque Pantanal já é considerando o cartão de visitas oficial da Capital. Virou tradição levar autoridades e famosos ao local todas as vezes que desembarcam em Mato Grosso do Sul. Com o ex-treinador e jogador Zico não foi diferente. Nesta terça-feira, ele conheceu o lugar e parabenizou o trabalho realizado pelo Governo do Estado. Disse, inclusive, que visitou um parecido quando era treinador no Japão, mas gostou mais do nosso.
Happy Hour - O governador Eduardo Riedel abriu as portas de sua casa, ontem à noite, para happy hour com os coordenadores, por região do Estado, da sua campanha eleitoral. Além do anfitrião, o ex-governador Reinaldo Azambuja, secretários e alguns convidados estiveram presentes. Antes dos “comes e bebes”, os tucanos fizeram explanação do quadro partidário e demonstraram muita confiança no desempenho do PSDB nas eleições municipais do ano que vem.
Comestível - Deputada Gleice Jane (PT) distribuiu hoje para os deputados pacotinho com sementes de clitória, uma planta medicinal. Foram lembrancinhas do seminário sobre saúde da mulher, que aconteceu na segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa. A clitória, como o próprio nome diz, é parecida com a vulva feminina e faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Não Convencionais – as PANCs.
Alevinos - A senadora Tereza Cristina apresentou relatório contra o projeto que encarrega o poder público do repovoamento de peixes extintos ou em extinção nos rios e lagos. A ação seria feita com a liberação de alevinos — nome dado a peixes recém-nascidos criados em cativeiro. O PL 2.497/2019 segue para votação do Plenário do Senado. Para a senadora, estudos científicos comprovam a ineficácia da prática e a solução apresentada.
Selo vegetal - A Comissão de Meio Ambiente aprovou nesta quarta-feira (21) projeto que cria selo distintivo para produtos alimentícios artesanais de origem vegetal, intitulado "Selo Arte". O Projeto de Lei 5.516/2020, proveniente da Câmara dos Deputados, recebeu relatório favorável da senadora Tereza Cristina (PP). O texto segue agora para a Comissão de Agricultura.
Atrás de recursos - A prefeita Adriane Lopes (PP) registrou o primeiro encontro dela em Brasília, após se filiar ao Progressistas. Ao lado da senadora Tereza Cristina (PP) e do presidente estadual do partido, Marco Santullo, ela foi buscar recursos para a Capital com apoio da legenda.