ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Ex-deputado jura que é concorrido, mas leva "toco"

Por Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 27/07/2024 07:00

Fanfic - O ex-deputado Renan Contar (PRTB) tentou passar a ideia de “concorrência acirrada” e, relação ao nome dele para vice em uma das chapas para prefeitura de Campo Grande. Garantiu que foi convidado por Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil), mas logo foi desmentido. Segundo Rose, há semanas não fala com Contar e não tem a menor intenção de tê-lo como vice.

Suspense – Mesmo assim, o “Capitão Contar” continuou sustentando o clima de suspense sobre sua decisão de ser ou não vice, já que as convenções do PP, União Brasil e PTRB estão marcadas para o mesmo dia: "Será um dia de fortes emoções", disse. Se é como Rose diz, Contar será vice de Adriane, que ficou sem apoio oficial de Jair Bolsonaro, mas pode lucrar um pouco entre a extrema direita com o nome de Contar como vice.

Instalação com araras de pelúcia na Casa Brasil, em Paris. (Foto: Reprodução)
Instalação com araras de pelúcia na Casa Brasil, em Paris. (Foto: Reprodução)

Voando em Paris – Além de colorir o skate de Raíssa Leal nas Olimpíadas de Paris, as araras azuis ocuparam outro espaço na França. Em parceria com duas entidades, o Instituto Arara Azul de Mato Grosso do Sul está representado na Casa Brasil, lugar montado para divulgar a cultura brasileira durante os jogos.

Energia da natureza - O aniversário da mãe do governador Eduardo Riedel parece que fez aflorar muitos sentimentos na família. A primeira-dama Mônica Riedel comentou que desde o fim de semana de festa, “a energia do Pantanal tomou conta de mim e de toda família. Foi um momento de comemoração dos 80 anos da minha sogra e ao mesmo tempo um momento de encontro familiar, de paz e relação intensa com a natureza tão exuberante”.

Carioca da gema - “Sextou com S de Simone na Cidade Maravilhosa!”, comemorou a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), que vai passar o fim de semana no Rio de Janeiro, cidade onde se formou em Direito. Nostálgica, lembrou até de Manoel de Barros. “Como disse o poeta Manoel de Barros, é bom pararmos um pouco e ‘agradecer tanta coisa que a gente não pode acreditar que esteja acontecendo. Lembrar de certas passagens. Fechar os olhos para ver no tempo’”.

Tristinho - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou chateado com a ausência de governadores durante a cerimônia de divulgação dos resultados do Novo PAC Seleções. Todos os 27 foram convidados, mas só oito apareceram. Mato Grosso do Sul não esteve com o titular, mas, pelo menos, foi um dos 3 estados que enviaram seus vice-governadores. José Carlos Barbosa, o nosso Barbosinha, representou Eduardo Riedel.

Inteligência artificial - As startups criadas para o campo estão pipocando para melhorar a produção, principalmente, da pecuária. A Jetbov, por exemplo, usa sensores inteligentes instalados nas porteiras para contar a entrada e saída dos bois, como forma de melhorar o manejo de gado.  Outra é a “Olho do Dono”, que usa câmera inteligente peso do gado, o que permite ajustar a suplementação alimentar dos bois.

Finalistas - Três executivos e duas agências de propaganda de Mato Grosso do Sul concorrem pela região Centro-Oeste ao prêmio Top Mega Brasil de Comunicação em 2014. A escolha é em votação aberta, qualquer um pode participar desde que faça cadastro e esteja inserido nesse mundo da comunicação. Na concorrência estão Contexto Mídia e Agência Resultado. Já os executivos finalistas são Bianca Nigres pelo grupo Enzo, Laureane Schmidt pela Fraternidades Sem Fronteiras; e Sidnei Ramos pela Eldorado Brasil. A votação termina no dia 28 de julho.

Seja claro - Além de vários seminários sobre o assunto, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) também resolveu premiar tribunais, conselhos e escolas do Poder Judiciário que se destacam na clareza da comunicação interna e com a sociedade. Resumindo, os que acabem com o velho “juridiquês”, que só afasta as pessoas por falta de linguagem direta e simples. Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o “Selo Linguagem Simples” e para participar, os concorrentes devem apresentar ações em pelo menos três de cinco eixos definidos; O primeiro, claro, é usar nos processos e decisões judiciais frases de fácil compreensão.

Seja breve - Os cinco eixos do pacto incluem a simplificação da linguagem dos documentos judiciais (eixo 1), incentivo a comunicações breves e capacitação para comunicações orais (eixo 2), e ações voltadas à educação e conscientização sobre a importância da linguagem acessível (eixo 3). Não seria difícil se magistrados e advogados não adorassem expressões técnicas desnecessárias e palavras que quase ninguém conhece, só para demonstrar intelectualidade. Outro objetivo do prêmio é acabar com o nariz de cera e ser breve durante votos e pronunciamentos.

Nos siga no Google Notícias