ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 21º

Jogo Aberto

Fogo no Pantanal assusta até o The New York Times

Por Gabriela Couto e Ângela Kempfer | 28/08/2024 06:00
Chamada de reportagem sobre o Pantanal: "O maior pantanal do mundo está queimando, e animais raros estão morrendo". (Foto: Reprodução
Chamada de reportagem sobre o Pantanal: "O maior pantanal do mundo está queimando, e animais raros estão morrendo". (Foto: Reprodução

Deu no New York Times - Reportagem especial do jornal dos EUA, New York Times, detalhou os estragos que o fogo tem feito no Pantanal ao longo doas anos. "Incêndios florestais estão devastando o Pantanal brasileiro, a maior área úmida tropical do mundo e um dos santuários de biodiversidade mais importantes do planeta", destaca um dos meios de comunicação mais poderosos do mundo.

Devastação cara para o planeta - A matéria usou muitas imagens de áreas queimadas e animais mortos e lembrou que "as chamas, são as piores já registradas desde que o Brasil começou a rastrear incêndios em 1998, estão causando um impacto mortal em animais selvagens, incluindo espécies em risco que os cientistas têm trabalhado por décadas para proteger".

Cinzas - O jornal lembra que o Pantanal é um labirinto de rios, florestas e pântanos, área 20 vezes maior que os Everglades, parque na Flórida com características semelhantes, uma área do tamanho de Nova Jersey. Um dos entrevistados foi Gustavo Figueirôa, biólogo que trabalha para a SOS Pantanal. "Está sendo queimada até virar cinzas", disse sobre o bioma.

Emaranhado de post-it e traços no planejamento do secretáro no fim dde semana. (Foto: Reprodução)
Emaranhado de post-it e traços no planejamento do secretáro no fim dde semana. (Foto: Reprodução)

Sem folga - Secretário de Estado de Administração, Frederico Felini, mostrou que não teve folga no feriado prolongado deste fim de semana e segunda-feira (26). Ele passou os três dias com a equipe técnica colando post-it na parede e organizando o fluxo de compras das pastas do governo do Estado com linhas de lã sobre o organograma. Foram três dias intensos de trabalho que ele compartilhou com os seguidores nas redes sociais..

A arte da guerra - Tem candidato sem chance de ganhar, mas que surpreende ao longo da campanha, até an hora de divulgar a agenda do dia. Sem qualquer ligação com política, o candidato Luso Queiroz (PSOL) anunciou via assessoria que na terça-feira, depois de reunião com apoiadores, foi maratonar a série Game Of Thrones com os amigos.

Conservador - Já o rival de direita, Beto Figueiró (Novo), parece nada disposto às modinhas e "rolês" da atualidade. Não gostou nada da abertura de bares à noite na 14 de Julho. "Fui ate tomar uma cerveja lá para ver como era, mas não gostei nenhum pouco",

Vai demorar - Vai dar mais trabalho do que o planejado a obra de construção de uma ponte sobre o Córrego Prosa, para abrir novo trecho de travessia na altura da Rua Itaquiraí. Primeiro a obra da ponte, feita de estrutura pré-montada de concreto, precisou parar quando os blocos já estavam instalados, para adaptação no projeto.

Deserta - Agora, a Agesul publicou que foi considerada deserta a licitação para a contratação de empresa para obras de drenagem no trecho, ou seja, não apareceram interessados. A abertura de um supermercado e o avanço nas obras de uma série de prédios no local produziu um incremento expressivo no trânsito, com a necessidade de soluções para dar vazão ao fluxo de veículos.

No lugar do chefe - Declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o general da reserva Walter Cabo Braga Netto continua a exercer influência significativa na política brasileira, atuando como cabo eleitoral para candidatos bolsonaristas em várias regiões do país. Em Dourados, ele gravou um vídeo de apoio à candidatura de Gianni Nogueira, que concorre ao cargo de vice-prefeita na chapa de Marçal Filho (PSDB). O apoio do general, que foi ministro da Casa Civil e da Defesa durante o governo Bolsonaro, é visto como uma tentativa de fortalecer a candidatura em um momento crucial da campanha.

Emocionado - Depois de emocionar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), entregando bandeira resgatada nas enchentes, foi a vez do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul ser homenageado pelos amigos gaúchos. Em reunião extraordinária da Liga Bom, o comandante Frederico Reis recebeu uma medalha e uma carta de agradecimento de uma aluna do projeto Bombeiro Mirim de Bento Gonçalves - RS. Ele compartilhou o momento emocionado nas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias