"Influencer", prefeita comemora turbinada no Instagram
30 mil amigos - A prefeita Adriane Lopes comemorou os 30 mil seguidores no Instagram, número turbinado após ela assumir o cargo. Ela diz ter 30 mil motivos para agradecer a interação com a comunidade. “Com transparência e responsabilidade, estou aqui diariamente para compartilhar nossos esforços em prol da cidade. Seguimos trabalhando, vem muito mais por aí”, promete. Ela supera André Puccinelli (22 mil seguidores), está quase alcançando Nelsinho Trad (40 mil), mas ainda falta bastante para ultrapassar Marquinhos Trad (79 mil), ex-prefeito.
Marcha - Mulheres da política de Mato Grosso do Sul reservaram a quarta-feira (16) para uma agenda diferente. A vereadora Luíza Ribeiro (PT), a deputada estadual Gleice Jane (PT), a deputada federal Camila Jara (PT) e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, juntam-se à Marcha das Margaridas, em Brasília. O evento é sempre coordenado pela Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), federações e sindicatos. A marcha leva esse nome em homenagem à Margarida Maria Alves, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos da categoria.
Riedel e o gambá - Não foi somente a Polícia Militar Ambiental que compartilhou foto do governador Eduardo Riedel encontrando a equipe que entregava filhote de gambá resgatado de um bueiro, bem na hora que o bicho era levado para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), no Parque dos Poderes. O próprio governador postou fotos da cena. “Apesar de fofo, o gambá é um animal silvestre”, lembrou, para dizer que ele deve ficar em habitat próprio. Ele aproveitou para emendar que, em breve, o Cras deve ter obras entregues e será o único hospital de animais silvestres da América Latina.
PAC triplicado - O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Gerson Claro (PP), disse estar confiante que os investimentos do Governo Federal irão atrair mais recursos da iniciativa privada. "Toda vez que é investido dinheiro público, isso funciona com um incentivo para as empresas privadas investirem também, gera uma segurança e acredito que esse valor pode ser até triplicado".
Passe livre – Tema do momento, o projeto ainda nem está pronto, mas Gerson Claro afirmou que a lei para preservação do Pantanal não terá vetos na Assembleia Legislativa e admitiu que tem pressa, “porque é importante para Mato Grosso do Sul ser o Estado pioneiro em criar uma lei específica de proteção ao Bioma”.
Carona - O deputado estadual Junior Mochi (MDB) aproveitou o ensejo "Pantanal" e lembrou do seu projeto que institui os dizeres “O Estado do Pantanal” no logotipo dos órgãos do Poder Executivo Estadual. Ele pediu aos colegas que votem favoráveis, pois é preciso dar visibilidade para o Pantanal sul-mato-grossense e, claro, lucrar com os turistas.
Sessão lotada - O presidente da Casa de Leis, Gerson Claro, informou que a sessão desta quarta (16) será aberta às 9h e na sequência será suspensa para a assinatura das emendas do Executivo. "Vamos receber o governador que vai assinar as emendas no valor de R$ 48 milhões”. Gerson Claro não informou se a sessão será retomada, mas aproveitou para pedir aos colegas deputados que convidem prefeitos, vereadores, representantes de entidades e lideranças para participarem da assinatura.
Só aumenta - O deputado estadual Pedro Pedrossian Neto (PSD) afirmou que vai solicitar que a Assembleia faça requerimento para que o presidente da CCR Vias compareça na Casa para explicar o aumento no pedágio que começa a valer na sexta-feira (18), uma vez que não são vistas melhorias na rodovia. "Queremos saber o que tem sido feito, ou melhor, o que não tem sido feito, Mato Grosso do Sul merece uma BR-163 de qualidade", justificou.
Sem choro nem fake - A sul-mato-grossense Simone Tebet foi vítima de mais uma fake news. Felizmente, contou com apuração do Jornal Estadão para derrubar a mentira. Posts na internet garantiam que a ministra chorou e desabafou com amigos afirmando que “nunca foi tão humilhada” e que “teria apoiado Bolsonaro se soubesse que seria assim”. O projeto O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O projeto não localizou nenhum registro na imprensa ou em redes sociais de Simone Tebet de que a frase tenha sido dita por ela. Em nota, o Ministério do Planejamento e Orçamento confirmou que “a postagem, obviamente, é falsa”.
Terra natal - A superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, diz que “iniciou a semana falando sobre desenvolvimento para Mato Grosso do Sul”. Anunciou que está organizando a Caravana da Sudeco que vai percorrer a região e divulgar as oportunidades de financiamento e investimentos disponíveis para os municípios do Centro-Oeste, começando por MS. “O objetivo da caravana é aproximar os municípios das fontes de recursos federais e incentivar o desenvolvimento regional. A Sudeco oferece diversos tipos de financiamento, incluindo linhas de crédito para micro e pequenos negócios, infraestrutura e agricultura familiar”, explicou.