ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

Ninguém lembra, mas bichos sofrem no dia das eleições

Anahi Zurutuza e Jéssica Benitez | 28/09/2022 06:00
Ninguém lembra, mas bichos sofrem no dia das eleições
Cães, gatos e outros animais sofrem com barulheira de fogos de artifício. (Foto: Personal Pet CG/Reprodução)

Campanha à parte – A cinco dias da votação, protetores de animais estão usando as redes sociais para espalhar apelo: “não soltem fogos nas eleições”. Cães e gatos sofrem com o barulho dos foguetes, comumente usado nas comemorações dos comitês. As consequências mais graves para os bichinhos, segundo veterinários, são paradas cardíacas ou convulsões.

Busca e apreensão - Candidato à reeleição, o deputado federal Loester Carlos (PL), o Trutis, corre o risco de “perder” uma caminhonete, após a Justiça Eleitoral acatar denúncia, feita pelo canal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) chamado Pardal, de que o veículo trafega por Mato Grosso do Sul totalmente adesivado com imagens dele, da esposa Raquelle Lisboa (PL), que também é candidata, e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mais irregularidades – De acordo com decisão do juiz Luiz Felipe Medeiros Vieira, além da adesivagem irregular, o uso de alto-falante para propaganda de todos os citados também é feito de fora das normas estabelecidas pela legislação.

Prova – Após tomarem ciência do que foi decidido, Trutis e Raquelle apresentaram à Justiça fotos do automóvel sem adesivos, mas o magistrado manteve a determinação de busca e apreensão até que a caminhonete seja levada ao Cartório da 8ª Zona Eleitoral para provar que a propaganda ilegal foi completamente retirada.

Votação atípica – O Estado terá um domingo atípico. É que pela primeira vez na história, além dos candidatos às vagas na Assembleia e ao Governo, para a Câmara Federal e ao Senado nas seções de votação, urnas “sul-mato-grossenses” receberão os votos de duas candidatas à Presidência, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UB). A três-lagoense Simone vota em Campo Grande. Ela estará às 8h (no horário local), na Escola Estadual Lucia Martins Coelho, localizada na Rua Bahia, para depositar seus votos. Já a douradense Soraya votará às 9h na Escola Municipal Professor Arassuay Gomes de Castro, Vila Manoel da Costa Lima, também na Capital.

Agenda intensa – Depois de votar, Simone não passará muito tempo em solo sul-mato-grossense. Às 12h (no horário de Brasília), ela acompanha o voto do presidente do MDB, Baleia Rossi, no Distrito Federal, e às 15h30, estará ao lado da senadora e candidata à vice-presidente, Mara Gabrilli (PSDB), em São Paulo (SP), onde também acompanha a apuração do resultado das eleições.

Reuniões – Nos últimos dias de campanha, candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul intensificam o batalha “voto a voto”, fazendo reuniões com eleitores organizadas por apoiadores. André Puccinelli (MDB) terá encontros em cinco bairros de Campo Grande nesta quarta-feira (28), enquanto Giselle Marques (PT) fará caminhada e terá ao menos quatro reuniões. Também na Capital, Marquinhos Trad (PSD) passeia por bairros, visita empresas e conversa com apoiadores.

Cruzada – A candidata à governadora Rose Modesto (União Brasil) decidiu colocar a campanha na estrada, sem economiza nos quilômetros. Logo cedo, ela vai às cidades vizinhas de Guia Lopes da Laguna e Jardim e na sequência, cruza o Estado para participar de mobilização ao lado de apoiadores em Coxim e Rio Verde. Eduardo Riedel (PSDB) também pede votos pelo interior, em Corumbá e Ladário, onde participa de reuniões de encerramento da campanha pelo 1º turno.

Reforço – O Ministério da Defesa anunciou ontem que cerca de 34 mil militares das Forças Armadas vão trabalhar na segurança e apoio logístico das eleições no domingo (2). Serão empregadas 430 embarcações de pequeno porte, 18 navios, 3 mil viaturas, 62 blindados e 47 aeronaves, entre aviões e helicópteros. Além de trabalhar na segurança dos locais de votação, os militares também auxiliarão no transporte de urnas para localidades remotas, como as comunidades ribeirinhas do Pantanal sul-mato-grossense.

Seguidores – Daisa Garcia, 29 anos, que teve o nome envolvido em confusão com o candidato a deputado federal Saulo Batista (Republicanos), na manhã de segunda-feira (26), ganhou pelo menos 2 mil seguidores após o episódio, em edifício de luxo de Campo Grande. A mulher, que se identificava nas redes sociais como influenciadora digital sobre moda, beleza e estilo de vida, agora é dona de conta com 21 mil “fãs” no Instagram. Ela passou a terça-feira (27) divulgando informações sobre violência doméstica e relacionamentos abusivos, situações que disse ter vivido.

Nos siga no Google Notícias