Prefeita e secretários devem ter aumento em 2023
Aumento à vista – A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), e o secretariado devem ter aumento de salário em 2023. Projeto de lei que prevê reajuste para os representantes do povo no Executivo começou a tramitar na Câmara no dia 7 deste mês, mas foi retirado “para readequação”. Dentre as justificativas, está a de que o salário de prefeito na Capital não é reajustado há 10 anos.
Mudança de nome - Pessoa idosa é o termo que deve ser usado em qualquer legislação no País, desde julho de 2022, em vez de “idoso”. Ocorre que o termo “pessoa” ajuda a combater a desumanização e o preconceito com o envelhecimento. Por isso, a prefeita Adriane Lopes (Patriota) pretende alterar o nome do CMI (Conselho Municipal do Idoso) para CMDPI Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa). O projeto de alteração deve ser votado e aprovado pelos vereadores em breve.
Pronto pro 2º round – O site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que transmite em tempo real os resultados das apurações das urnas já está pronto para o 2º turno. Nesta sexta-feira (14), zerou os percentuais na página principal e os números do 1º turno já têm de ser consultados em arquivo.
Bom lembrar – Além de ser ferramenta para consultar o local de votação e justificar a ausência, o e-título é usado para enviar avisos aos eleitores. O de ontem foi para alertar sobre a importância do comparecimento no dia 30 de outubro. “Se você deixou de votar no primeiro turno, ainda pode votar no segundo, desde que esteja com a situação regular junto à Justiça Eleitoral. Seu voto faz o País!”, bem lembrou o TSE.
Colados – Na reta final do segundo turno, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu colar em dois dos seus maiores puxadores de votos dos ainda indecisos, o ex-governador Geraldo Alckmin, candidato a vice, e a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A ideia do QG petista é reduzir a rejeição ao partido, conforme apurado pela colunista Malu Gaspar do jornal O Globo.
De cabeça – E Simone Tebet parece ter aceitado a missão, mergulhando de cabeça na campanha. Ontem mesmo ela divulgou card com os dizeres: “Sou Simone e voto Lula” e “Vote com coragem”. A imagem é dela apertando a mão do candidato.
Agendas – Enquanto o candidato ao Governo, Capitão Contar (PRTB) não deve dar as caras na rua durante o sábado (15), Eduardo Riedel (PSDB) continua na campanha em Dourados. Pela manhã o tucano, se reúne com apoiadores e lideranças. Depois, de volta à Capital, tem mais encontros com eleitores. Já Contar divulgou que apenas fará reuniões com a equipe de campanha.
Não confirmou – A Folha e o Uol promoverão, antes do dia 30, sabatinas com candidatos ao governo de alguns dos estados nos quais haverá segundo turno. Entre os confirmados estão postulantes nas corridas eleitorais de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Santa Catarina. Na disputa pelo Governo de Mato Grosso do Sul, apenas Eduardo Riedel (PSDB) confirmou que responderá às perguntas. Contar ainda não disse se participará.
Descarte ecológico – O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) “jogou fora” 11 mil processos físicos e 2 mil documentos administrativos, que renderam 10,5 toneladas em papéis destinados à reciclagem. O material foi triturado e compactado para se enviado à recicladoras. De quebra, o Tribunal conseguiu liberar 75% do espaço em almoxarifado onde ficaram as pilhas de processos acumulados.
Top model – Filha de esteticista, que cresceu no Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, a topmodel Linda Helena, de 26 anos, acaba de estrear campanha da Tom Ford Beauty, a linha de maquiagem e perfumes de um dos mais importantes nomes da indústria da moda. Ela é modelo exclusiva do estilista, diretor, roteirista e produtor de cinema, que não se cansa de elogiar a sul-mato-grossense. Linda trabalha com a marca há seis anos.